Eleições 2012

 

João Galo Índio e Leão - 14

 

 

 

Entrevista Prefeitos de Alvinópolis 

Esta entrevista tem como objetivo informar aos eleitores as principais propostas de cada candidato para administrar Alvinópolis.

Ela foi realizada com a colaboração de vários participantes deste site.

Obrigado a todos que colaboraram.

Que vença Alvinópolis!

 

 

 

Dados dos candidatos

Prefeito: João Galo Índio

João Batista Mateus de Moraes ( João Galo Índio )

Funcionário Público.

Exerceu cargo de assessor da Secretaria de Governo e coordenação política,MG.

Exerceu cargo de assessor da Secretaria de Estado de Saúde

Ex vereador , mandato 2005-2008 sendo o mais votado da história com 898 votos(aproximadamente 10 % dos votos válidos).

Eleito prefeito , mandato 2009-2012 com 5680 votos válidos(aproximadamente 60% dos votos válidos).

Vice: Leão

Antônio Assunção de Carvalho

Bacharel em Direito, com especialização em administração hospitalar

 

 

1 – A transparência é hoje ponto fundamental para que o povo conheça a realidade das prefeituras. Como pretendem seguir a lei de divulgar ao povo a situação financeira da Prefeitura?

Seguiremos os processos legais. A Prefeitura está aberta aos interessados para mais detalhes e informações.

 

2 – Como vocês pretendem ouvir o que a população da cidade deseja durante os próximos quatro anos?

Através de atendimento na sede da Prefeitura pelo próprio chefe do executivo e/ou sua equipe de apoio, em cada Secretaria contando com um grupo de secretários que te atendam o povo, cada um em sua área específica, temos sistemas de requerimento, e ainda, via telefone onde o cidadão pode ligar e dependentemente do assunto solucioná-lo, e também contaremos com emails coorporativos onde podemos receber as mensagens dos cidadãos.

 

3 – Em sua opinião, qual a imagem da cidade de Alvinópolis na região? Qual o potencial de crescimento da cidade?

Atualmente, a  nossa cidade é muito bem vista na região, pois Alvinópolis teve um desenvolvimento ímpar nestes últimos anos e isso aguça a visão dos outros municípios, principalmente no grande avanço que obtivemos na saúde.

Pensamos que nossa cidade está caminhando para ser referência principalmente na área de saúde. As conquistas que  obtivemos para o Hospital Nossa Senhora de Lourdes possibilitará que o mesmo seja um dos poucos que prestarão atendimento no interior de minas.

 

4 - Quais as principais carências da cidade?

Vemos que a cidade ainda tem muito a se desenvolver na área de esporte e cultura, mas para isso será necessário criar secretaria específica Esporte visando fazer parcerias e buscar recursos específicos para as áreas citadas junto aos governos estadual e federal.

 

 

 

5 - O que vocês destacariam do seu projeto de governo?

Na saúde destacamos a criação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial ) em parceria com o governo estadual para atender pacientes de Alvinópolis , Dom Silvério e Sem Peixe,prevista para o ano 2013.

Realizar convenio com o Governo do estado para liberação do Pro Hosp , programa do governo estadual de fortalecimento dos hospitais.

Manter a parceria com o Hospital Nossa Senhora de Lourdes para aumentar o atendimento médico especializado em nosso município, com o aumento de cirurgias que possa ser realizada no hospital tais como:Varizes, cataratas,próstata etc.Evitar filas em hospitais regionais que muitas vezes não nos atende, seja por falta de leitos, seja por falta de profissionais que atendam pelo SUS.

Empenhar na constante melhoria da qualidade e quantidade de medicamentos oferecidos gratuitamente pela farmácia básica.

Continuar com 5 profissionais de fisioterapia sendo que um deles atende pacientes acamados na própria residência.

Construir mais 2 academias de saúde que por sua vez já está autorizado pelo ministério da saúde. O recurso está no caixa.

Implantar 2 novas equipes de saúde bucal na UBS José carvalho da Conceição, na vila Manoel Puig que estão autorizadas.

Continuar com a parceria com o Hospital para evitar a fila de marcação de exames de laboratório e raios-X.

Já na educação garantir o crescimento na carreira dos professores da rede municipal de ensino através da avaliação de desempenho

Cobertura das quadras das escolas da rede municipal fomentando a prática de atividades físicas nas escolas.

Continuar com o bom desempenho nos índices educacionais (IDEB) e continuar utilizando 100% do FUNDEB para remuneração dos professores.

Reformas e ampliações nas escolas municipais existentes com o objetivo de transformá-las em espaços mais adequados para a educação das crianças.

 

Através do PAR (Plano de Ações Articuladas) buscar recursos para a aquisição de mobiliário, cursos de capacitação para professores e demais funcionários, melhorias na infra-estrutura, material didático e outros benefícios para a rede municipal de ensino.

 

 Implantação do NAD – Núcleo de Apoio ao Docente, destinado a apoiar os professores em suas demandas profissionais, disponibilizando o acesso à rede mundial de computadores, apoio psicológico, suporte pedagógico e oportunidades de capacitação e valorização profissional.

 

 Implantação gradativa das Turmas de Tempo Integral, as quais irão oportunizar a complementação da aprendizagem e formação cidadã dos alunos, por meio de atividades educativas, esportivas e culturais.

 

Ampliar as ações de saúde em educação de modo a oportunizar que os alunos possam receber a atenção básica necessária para a obterem um desempenho satisfatório em seus estudos, tais como consultas oftalmológicas, com otorrino e outros.

 

 Implantar o Programa “Merenda Nota 10”, por meio do qual as escolas terão a avaliação contínua da merenda escolar servida aos alunos, priorizando os gêneros alimentícios da agricultura familiar e com o acompanhamento de nutricionista e a avaliação dos próprios alunos e do Conselho de Alimentação

 

Escolar, ocasionando a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos.

 

Disponibilizar gradativamente e conforme avaliação de viabilidade pedagógica, um computador para cada aluno da rede municipal por meio do PROUCA – Programa um Computador por Aluno.

 

Instituir o Programa Permanente de Formação Continuada para os Professores e demais Profissionais da Educação Municipal, conforme previsto no Plano de Carreiras da Educação.

 Implantar o Programa Comunidade Educativa, com abertura das escolas aos finais de semana para participação das famílias em atividades culturais, educativas, sociais e de fortalecimento do vínculo entre a família e a escola.

 

Avaliar e reelaborar o Plano Municipal de Educação conforme as demandas do município e de acordo com as diretrizes definidas no Plano Nacional de Educação.

 

 Envolver as escolas municipais na rede de proteção à criança e ao adolescente, aumentando o número de crianças nas escolas e combatendo as eventuais causas de evasão e abandono escolar.

 

E continuar dando andamento nos projetos que já estão sendo executados.

Na Secretaria de obras ,

Manutenção das estradas rurais

Priorizar a urbanização do loteamento “Carimbó” para a distribuição dos lotes para famílias carentes.

Revitalização do Centro da cidade.

Continuar com a Manutenção das estradas rurais

Na Ação Social Manter parceria com APAE , Creche e Asilo com recursos dos governos, municipal, estadual e federal.

Apoiar os portadores de necessidades especiais e suas famílias.

Promover cursos de qualificação de mão de obra.

 Continuar atendimento psicológico.

Oferecer assistência e orientação às pessoas em condições de aposentadoria.

No esporte e Cultura fomentar a criação da Secretaria específica para que os trabalhos posam desenvolver .

 

6 - Caso sejam eleitos, pretendem montar o secretariado usando o critério político ou técnico/profissional? 

Certamente técnico/profissional

 

7– Acompanhando os jornais e sites da nossa região, sentimos que Alvinópolis poderia se destacar mais. Nos encontros Regionais, sempre vejo parcerias entre as cidades. Quais seriam as vantagens de tal contato?

Um exemplo claro de parceria que existe é o Consórcio de Saúde que auxilia muito nas especialidades médicas, também o novo Abrigo Institucional para Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Abandono é um exemplo de parceria entre Alvinópolis, Dom Silvério e Sem Peixe.Podemos citar também a instalação do mamógrafo no centro diagnóstico da mulher, pois trata-se de um pólo do consórcio intermunicipal de saúde o CISAMAP , após a conclusão das obras do hospital e com o convenio do Pro Hosp o Hospital vai oferecer os seus serviços a toda a regional de Ponte Nova composta por 21 municípios..

 

8- A Prefeitura recebe verbas federais e estaduais, todas destinadas à devida área, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essas verbas servem apenas para o correto funcionamento da Prefeitura. Na busca de novos recursos para o município, quais são seus planos?

 Como muitos já adquiridos dentro destes últimos quatro anos nossos planos são de continuar essa relação estreita com os governos Estadual e Federal para que consigamos a mais recursos destinados ao desenvolvimento de Alvinópolis.

 

9 – Segundo os moradores, a cidade está precisando urgentemente de um projeto urbanístico, que contemple melhorias nas ruas e praças. O que você pensa a respeito disso?

Concordo, acredito que Alvinópolis deve crescer e desenvolver paralelamente mas para isso como citado anteriormente são necessários recursos extras para que se faça um projeto sério e que atenda os anseios do cidadãos.

 

 

 

 

10 – Muitos visitantes do site questionam a sujeira em que a cidade se encontra, sem lixeiras e também sem uma campanha que conscientize o morador sobre o lixo. O que poderia ser feito para melhorar este quadro?

 A questão da limpeza urbana e o lixo têm sido tratados com grande seriedade, mas sem dúvidas ainda há muito que avançar. Projetos de conscientização devem ser realizados.

A inclusão do município no Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos-GPGRS foi um ganho ambiental para nós, pondo um fim no passivo ambiental que era a disposição inadequada do lixo urbano-lixão (o município tinha uma multa de mais de um milhão de reais, devido a um TAC-Termo de Ajustamento de Conduta).

Para tanto , tivemos que desembolsar uma quantia de R$200 000,00, aprovado pela Câmara Municipal, como luvas, para a sua adesão, junto aos outros municípios(João Monlevade, Nora Era, Bela Vista, Rio Piracicaba) no Aterro Sanitário.

Para o transporte do lixo até o local, foi adquirido pela prefeitura um caminhão compactador onde o lixo é coletado e levado com segurança até o destino final.

 

11 - Alvinópolis, apesar de ter duas grandes indústrias, tem sua vocação para o Agronegócio.  Só para se ter uma idéia, a venda de carvão e lenha no município gera em torno de R$ 54.000,00 por mês em impostos, sem contar o gerado pelo leite.  Quais as metas para essa área e como esses impostos poderiam ser investidos no sentido de favorecer agronegócio?

Sabemos que de acordo com a legislação vigente 25% deste recurso devem ser aplicados na educação e 15 por cento na saúde, isso é lei e inevitável, mas uma das formas de favorecer esta classe sem dúvida é manter as estradas rurais em bom estado de conservação isso está sendo feito e para o nosso novo projeto continuará sendo prioridade, além de parcerias com o IEF.

Na verdade a riqueza gerada pelas nossas indústrias, o comércio, incluindo o agronegócio não são  revestidos integralmente em favor do Município. Todo o valor de imposto (ICMS) é recolhido em favor do Estado. Deste montante 25% é destinado aos Municípios, que por sua vez são distribuídos, 75% em razão do VAF (que é valor gerado pela diferença entre as  entradas e saídas registradas na contabilidade de cada e empresa) e 25% em razão da Lei Hobin Hood. Assim, depois de tantas distribuições e caminhos percorridos, do valor final recebido pelo Município, 40% são separados para educação (25%) e saúde (15%). Pelo que se vê, os recursos disponíveis, ao final do processo são muito menores que aqueles pagos lá na ponta pela empresa, contudo pretendemos investir na manutenção de estradas vicinais e ampliar a nossa parceria com o IEF, EMATER e IMA.

12 - Em sua opinião, como está a situação dos distritos da cidade,  e quais são seus planos para inseri-los na política de melhorias da cidade? 

Os distritos receberam um atenção especial nestes últimos anos.Exemplos:

Fonseca reforma da policlínica , calçamento das ruas, torre de celular e dois poços artesianos, veículo zero quilometro para transporte de passageiros.

Barretos construção da policlínica , calçamento das ruas, torre de celular e poço artesiano.

Major Ezequiel Torre de celular e poço artesiano.

 

Para Fonseca está em andamento o Projeto de Esgotamento Sanitário junto a FUNASA que irá atender toda população daquela localidade.  7km rede de esgoto, torre celular, poço artesiano.

Em Major Ezequiel pavimentação das ruas que ainda não foram contempladas.

 

13 – Como a sua administração pretende lidar com a preservação do Patrimônio Histórico da cidade?

Através de suporte ao conselho de patrimônio para que ele tenha a prerrogativa de zelar, informar e ainda que o mesmo trabalhe de forma impessoal sem interferências.

 

14 - A falta de opções culturais e esportivas pode gerar grandes males na vida de todos. O que vocês pretendem fazer para oferecer à população opções de qualidade?

O ministério do Turismo tem uma política de parceria com os municípios para incrementar o turismo local e a cultura, mas infelizmente nosso município não teve êxito nos projetos, uma vez que herdamos uma inadimplência de um convenio do ministério do turismo firmado em 2008.Isso acarretou as negativas do nosso pleito junto ao ministério pois nosso município encontrava-se no SIAF. Para o futuro enviaremos mais uma vez para a câmara municipal o projeto de criação da Secretaria de Esporte e Cultura e Turismo, que  se aprovado vai nos possibilitar angariar recursos junto aos governos Estadual e Federal para  fomentar as áreas de esporte e cultura em Alvinópolis.

Também pretendemos recriar o conselho de esporte para que a decisões sejam bem democráticas, além de um projeto de esporte semelhante ao projeto Segundo Tempo, onde as crianças terão oportunidade de praticar várias modalidades esportivas: dança, handebol, basquete, futebol, peteca, natação, atletismo, academia ao ar livre, melhor idade e outros com o objetivo de tirar crianças da ociosidade formando-os intelectualmente e moralmente. Principalmente, afastando-os da delinquência.

No ano de 2009, em parceria com o Ministério dos Esportes fomos contemplados com o projeto Segundo Tempo atendendo 200 crianças e o município bancou com recurso próprio mais 100 crianças. Desta forma, foram revelados vários talentos. Exemplo: os alunos da nossa cidade representaram Minas Gerais em João Pessoa-Paraíba na modalidade de handebol.

 

 

15- Na nossa região, ouvimos falar de várias cidades conseguiram destaque no turismo. Se eleitos quais medidas os senhores pretendem tomar para atrair novos investimentos e incrementar o turismo local?

O Município de Alvinópolis tem enfrentado grandes dificuldades na área de turismo em razão da inadimplência gerada por um convênio assinado em julho de 2008, no valor de R$ 200.000,00 (valor atualizado de R$ 399.955,00). O referido convênio, atualmente, se encontra em tomada de contas especialmente junto ao Ministério do Turismo e, ainda com ação Civil Pública em andamento na Comarca de Alvinópolis. Tais fatos são de suma importância para a compreensão de que na área de turismo, o Município estava impedido de solicitar apoio junto a União, justamente em razão das irregularidades apontadas. Com a atuação da administração, mediante ajuizamento da ação Civil Pública, será possível a solicitação de apoio e recursos financeiros para a promoção do turismo em Alvinópolis, especialmente na promoção de festividades.

Com a criação da Secretaria de Esporte e Turismo iremos buscar parcerias para que possamos divulgar mais a cultura rica de nossa cidade e assim atraindo as pessoas.Temos exemplos do resgate nosso carnaval que já é considerado um dos melhores da região, o Festchita que está tomando uma grande proporção devido ao seu valor cultural.isso tudo deve ser divulgado para que possamos mostrar o que há de interessante em nossa cidade.

 

16 - O Governo de Minas está implantando o Programa Caminhos de Minas, que visa asfaltar estradas alternativas, desafogando as grandes BR´s, no nosso caso, principalmente a 381. O que você pensa sobre esse projeto e como a prefeitura poderia lutar para conseguir que a nossa terra seja contemplada, no nosso caso ligando Alvinópolis à Boa Vista, Distrito de Mariana e também à Fonseca? O Agronegócio e o comércio também poderiam ser favorecidos com essa conquista?

Sem dúvida é um projeto fantástico. Já é realidade dentro da segunda fase do programa caminhos de minas a autorização para a pavimentação do trecho Catas Altas a Barra Longa passando por Fonseca, Boa Vista e Mariana, já foi enviado ofício ao governador do estado solicitando a inclusão do trecho Alvinópolis a Fonseca em uma segunda etapa do projeto.

 

17 - Daqui a quatro anos, quais as principais realizações vocês gostariam de ter feito?

A princípio, gostaria de destacar algumas realizações.

Apoio aos produtores e moradores rurais

Manutenção e recuperação das seguintes estradas :  

DISTRITO: MAJOR EZEQUIEL

Estrada principal; Miguel Dias; Cobras; Matipó; Alto da Zocaína; Garanjanga; Pinheiro; Lajes; João Vieira; Palmital; Moenda; Laranjeira; Quimboto / Padre Bosco; Terras / Padre Bosco; Cachoeira/Padre Bosco; Seminário; Fundão; Baú; Curumim; Sertão.

 

DISTRITO: FONSECA.

Estrada Principal;Rio abaixo;Ouro;Serra da Luzia;Cordeiro;Teixeira baixo;

Teixeira cima;Garapa;Engenho;Água fria;Moreira;Capim gordura;

Toledo;Cata Preta;Morro do viado;Toco;Usina;Cora Cunha;

Italiano;Abreus;Catinga;Contendas;Quimbotinho;Quintoa;

Mombaça;Ponte grande;Criciuma;Vizinho;Estrela Oriente.

 

DISTRITO: BARRETOS

Estrada principal;.Barretos/Turvo;.Jararaca;.Maquimé;.Mata mata;

Maquiné;.Mata mata;.Contenda/São José;.Peroba;

Abre Campo;.Xambá;.Zamparina;.Dumba;.Piteiras;.Terras;

Morgado;.Trairas;.Pontal do turvo;.Urubu;.Botafogo;.Cebola;.Carvalho.

 

EM TORNO DA SEDE:

Barra do “S”;Limoeiro;Sapé;cangaço;Fazenda velha;Ivenja;

Coelhos;Marianica;Benfica;Capitão Guilhermino;Mutuca;

Morro agudo;Dias;Quenta Sol;Quati;Tijuco;Canjica;

Mato Virgem;Quimboto;Gonalo;Carambola;Ressaca;Gravatá;

Taeira;Cristal;Povo miúdo;Pedras;Cabral;Grijó;Desempenho;Quebra Cuia.

 

 

Casa de apoio à Saúde Mental

 

A Casa de apoio à Saúde Mental de Alvinópolis está em pleno funcionamento no município, atendendo pessoas de diferentes situações e problemas.

Oferece cursos de apoio, atividades voltadas para ajudar as pessoas carentes da cidade, como plantação de hortaliças e frutas, dança, exercícios de alongamento e muita alegria.

 

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

 

Criada pela Lei Municipal 1697/2005.Até 2009 só existiu no papel, sem nenhuma ação social.

A partir de 2009

-A Secretaria ganhou espaço próprio e equipamentos para funcionamento.

-Criou o PROMASA – Programa Municipal de Assistência Social de Alvinópolis e anexo

*Projeto das Gestantes- aproximadamente 285 gestantes inseridas no projeto receberam KIT Natalidade com 20 itens e 855 cestas para gestantes.

*Projeto Alimentar- aproximadamente 50 famílias em situação de vulnerabilidade são beneficiadas mensalmente com cestas básicas.

*Projeto Mais Visão: aproximadamente 180 famílias de baixa renda recebem doação de óculos

*Projeto Fúnebre: aproximadamente 285 famílias de baixa renda receberam ajuda funeral

*Projeto Dança e Encanta: 90 crianças beneficiadas da bolsa foram inseridas no projeto de dança.

 

HABITAÇÃO:

-29 casas foram entregue as famílias de baixa renda em parceria com a COHAB

-08 famílias que residiam de forma desumana e em área de risco no antigo grupinho foram retiradas e recebem aluguel social.

-Mais 10 famílias em situação de risco social também foram beneficiadas com aluguel social.

-14 famílias que tiveram sua casa atingida pelas chuvas receberam material de construção e reformas ( futuramente distribuição de lotes para famílias carentes, com projetos já votado pela câmara)

 

AÇÃO SOCIAL DE CALAMIDADE PÚBLICA

 

-2009- Enchente no distrito de Fonseca ( doação de colchonetes, cestas básicas, telhas e abrigo para as famílias).

-2010- Vendaval: atingiu várias famílias na cidade e zona rural ( famílias foram atendidas com telhas,colchonetes, cestas básicas)

-2011- Deslizamentos de terra- famílias foram atendidas com abrigo, cestas básicas, colchonetes, roupas e material de construção.

 

CRAS- Centro de Referência de Assistência Social

PAIF- Programa de Atendimento Integral as Famílias -aproximadamente 1200 famílias são acompanhadas pela equipe do CRAS.

São realizados cursos de geração de renda para famílias beneficiadas na Bolsa família em 2010,2011,2012 como:

-Curso de cabeleireiro

-Curso de corte e costura

-Curso de pintura em tecido

-Curso de pintura em telha

-Curso de artesanatos em chita

-Curso de bordado e crochê

-Curso de violão

 

PROJOVEM ADOLESCENTES- aproximadamente 80 jovens e adolescentes de 15 a 17 anos participam do projeto com atividades de cidadania, social e prática de esporte.Incluindo viagem cultural em Ouro Preto.

 

BOLSA FAMÍLIA

Aproximadamente 1220 famílias são beneficiadas pelo programa

 

TERCEIRA IDADE

 

2010- I Semana do Idoso

2011- II Semana do Idoso

2012- III Semana do Idoso

Uma semana de atividades com as pessoas da Melhor Idade com atividades lúdicas, recreativas culturais com palestras, tarde cinema, tarde de beleza,passeio turístico e baile de encerramento.

Viagem para encontros regionais com grupos da melhor Idade- nas cidades de Catas Altas,Barão de Cocais, Santa Bárbara, Serra do Caraça, Dom Silvério, Dionísio, Rio Doce, Urucânia e outras.

 

CURUMIM

Cobertura da quadra do Curumim e reforma do prédio para atendimento a aproximadamente 100 crianças com reforço escolar, atividades físicas, culturais e artesanatos.

-Entrega de Uniformes para alunos e professores

 

PETI

-Reforma do prédio para atendimento a mais de 200 crianças

-Curso de geração de renda de Pintura em Tecido para alunos e famílias

-Realização do I e II Natal das Crianças em 2010 e 2011

-Entrega de Uniformes para alunos e professores

 

BPC- Benefício de Prestação Continuada- de acordo com a LOAS ( Lei orgânica de Assistência Social. Aproximadamente mais de 200 famílias foram beneficiadas com o benefício).

 

NATAL DAS CRIANÇAS

-2009- I Natal das Crianças realizado na praça São Sebastião

-2010- II Natal das Crianças realizado no Parque de Exposição

-2011- III Natal das Crianças realizado na Praça da Creche

Com chegada de Papai Noel , brinquedos infláveis, show e sorteio e brindes.

 

2012

Abertura de um ABRIGO

Em funcionamento 24 horas

Com objetivo de acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva em função de abandono ou cujas famílias estão em condição no momento de cuidar.

 

Para daqui a 4 anos :

 

A implantação do Pro – Hosp no Hospital Nossa Senhora de Lourdes.

Revitalização do centro da cidade.

Aprovação do projeto de pavimentação do trecho Alvinópolis a Fonseca dentro do Programa Caminhos de Minas.

Criação da Secretaria de Esporte e Cultura e Turismo.

Capacitação dos profissionais nas áreas de Saúde e Educação.

Reforma do prédio da prefeitura.

 

18 – Digam ao eleitorado por que devem optar por esta candidatura?

Pelo passado: pela origem, trabalho e currículo de cada um de nós.

Pelo presente: pelas realizações de inúmeras ações e conquistas nas áreas de saúde, educação, habitação, obras públicas etc.

Pelo futuro:pelos projetos que temos para governar Alvinópolis por mais um mandato.

O nosso trabalho fala por si, para mais detalhes vejam o Blog abaixo:

http://14galoeleao.blogspot.com.br

 

 

Desde já o nosso muito obrigado.

Boa sorte!

Que vença Alvinópolis!

www.alvinews.com.br