Eleições 2012

 

Milton e Fernando - 15

 

 

Entrevista Prefeitos de Alvinópolis 

Esta entrevista tem como objetivo informar aos eleitores as principais propostas de cada candidato para administrar Alvinópolis.

Ela foi realizada com a colaboração de vários participantes deste site.

Obrigado a todos que colaboraram.

Que vença Alvinópolis!

 

 

Dados dos candidatos

Prefeito: Milton Ayres de Figueiredo

Vice: Fernando Taioba

 

 

1 – A transparência é hoje ponto fundamental para que o povo conheça a realidade das prefeituras. Como pretendem seguir a lei de divulgar ao povo a situação financeira da Prefeitura?

Será criado um site oficial da Prefeitura Municipal, onde vai ser disponibilizado os dados conforme a lei de divulgação. Também vai ser disponibilizado onde será aplicado o orçamento da Prefeitura.

 

2 – Como vocês pretendem ouvir o que a população da cidade deseja durante os próximos quatro anos?

Como o nosso plano de governo e também em nosso programa de rádio, vamos fazer uma administração participativa, dando ênfase nas principais reivindicações da população.

 

3–Em sua opinião, qual a imagem da cidade de Alvinópolis na região?

O nosso município tem capacidade de crescimento maior do que o apresentado nestes últimos 04 anos. A imagem que a cidade apresenta é de uma cidade que possui um grande atrativo de lazer da região, mas em sua infra-estrutura esta deteriorada, uma vez que encontramos ruas esburacadas e sujas e o Parque de Exposições sem condições de receber eventos onde nenhuma festa tradicional foi realizada neste local.

 

Qual o potencial de crescimento da cidade?

Infelizmente neste último governo não foi empenhado para trazer empresas para gerarem mais empregos. Um segundo distrito industrial foi criado e na atual administração não trouxe nenhuma empresa. Temos um potencial de crescimento muito grande, devido a localização do nosso município no Médio Piracicaba e para isto não vamos deixar de empenhar em oferecer incentivos para que mais empresas venham para a nossa cidade.

 

4 - Quais as principais carências da cidade?

 

Infra-estrutura das estradas rurais para escoamento da produção do município, uma vez que o nosso município apresenta uma economia na área agrícola bastante expressiva, tanto na arrecadação de ICMS como geradora de emprego.

 

 Saúde: Implantar o programa de Saúde do Homem, facilitando para que os mesmos possam fazer alguns exames anuais e ter acesso ao tratamento de certas enfermidades casos necessários. Melhorar os serviços de atendimentos à saúde da mulher com a realização de exames com resultados rápidos e consulta em tempo hábil. Realização da semana da Saúde com palestras sobre a saúde da Mulher e do Homem, da criança e do Idoso. Distribuição de cartilhas com os principais cuidados e prevenção contra doenças comuns. Criar um programa de saúde bucal eficiente, com serviços de higienização adequados e prevenção a doenças bucais. Criar um programa de saúde com palestras e divulgação de material informativo,para instruir os adolescentes e jovens em relação as doenças sexualmente transmissíveis. Garantir transporte digno para pessoas em consultas e exames fora do município.

 

 Educação:Melhorar com curso de capacitação e valorização salarial do Professorado. Criar um Plano de carreira para corrigir injustiças, tanto na área da Educação como em todos os profissionais da rede municipal. Procurar junto a rede estadual e federal, convênios para disponibilizar cursinhos preparatórios para os alunos que estão terminando o ensino médio.

Melhorar a qualidade do transporte escolar e também na merenda. Criar Escola de tempo integral.

 

Esporte e Lazer: Buscar apoio com algum clube profissional para que possa criado em Alvinópolis uma escolinha de futebol, e que os participantes selecionados possam ter a chance de jogarem um algum clube famoso.

Criar um campeonato distrital com a participação de clubes da sede, comunidades e distritos.

Dar total apoio para realização de torneios esportivos inclusive dos esportes especializados como ciclismo, basquete, vôlei, peteca, handebol, Xadrez e etc. Voltar com as festas tradicionais, como cavalgadas, exposições, festival de música. Dar um maior apoio nas festas do Carnaval, Fetichita e Festas Religiosas

 

 

5 - O que vocês destacariam do seu projeto de governo?

Implantar o Orçamento Participativo para que a população possa ajudar a administração municipal a destinar os recursos de acordo com a necessidade de cada região

 

6 - Caso sejam eleitos, pretendem montar o secretariado usando o critério político ou técnico/profissional? 

Técnico/Profissional garantindo a cada Secretaria Municipal, autonomia para melhor desenvolver o seu trabalho. Esta autonomia permite um atendimento ágil e humanizado.

 

7– Acompanhando os jornais e sites da nossa região, sentimos que Alvinópolis poderia se destacar mais. Nos encontros Regionais, sempre vejo parcerias entre as cidades. Quais seriam as vantagens de tal contato?

Trocar informações administrativas e o seu fortalecimento regional para angariar recursos nas áreas federais e Estaduais para a região.

 

8- A Prefeitura recebe verbas federais e estaduais, todas destinadas à devida área, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essas verbas servem apenas para o correto funcionamento da Prefeitura. Na busca de novos recursos para o município, quais são seus planos?

Trabalhar junto ao Orçamento geral da União em seus Ministérios distinguindo quais as metas e quais setores que o governo Federal e Estadual irão destinar recursos para que o nosso município não perca tempo e dinheiro com projetos que não estão nas pastas de Convênio para os municípios.

 

9 – Segundo os moradores, a cidade está precisando urgentemente de um projeto urbanístico, que contemple melhorias nas ruas e praças. O que você pensa a respeito disso?

Sim, esta necessitando muito de um melhor Projeto Urbanístico. Para isto, vamos pleitear junto ao Ministério do Turismo e o Ministério de Infra-estrutura recursos que atenderão a estas demandas.

 

 

10 – Muitos visitantes do site questionam a sujeira em que a cidade se encontra, sem lixeiras e também sem uma campanha que conscientize o morador sobre o lixo. O que poderia ser feito para melhorar este quadro?

Vamos instalar em pontos estratégicos coletores de lixo e promover campanhas de orientação e conscientização sobre as necessidades de manter a cidade limpa. Implantar a coleta seletiva na cidade e incentivar a cooperativa dos catadores de lixo

 

11 -Alvinópolis, apesar de ter duas grandes indústrias, tem sua vocação para o Agronegócio.  Só para se ter uma idéia, a venda de carvão e lenha no município gera em torno de R$ 54.000,00 por mês em impostos,sem contar o gerado pelo leite.  Quais as metas para essa área e como esses impostos poderiam ser investidos no sentido de favorecer agronegócio?

Como já dissemos na pergunta de número 4, nossa vocação ainda é o Agronegócio. Para melhorar o nosso rebanho leiteiro, vamos promover pelo menos um leilão por ano para que os produtores possam mostrar a boa qualidade de seus animais e ainda conseguirem renda com a venda dos mesmos. Reabrir o posto do IEF facilitando para o produtor o acesso aos serviços deste Instituto.

 Apoiar os produtores que desejarem vender os seus produtos em outras cidades.

 Adquirir produtos rurais, alimentos caseiros e hortaliças para atenderem escolas municipais e outros órgãos da administração pública

 Reforçar o apoio a Emater para que os produtores possam ser beneficiados com sementes para cultivo de lavouras e treinamento para melhorar a produção, aumentando a renda do homem rural.

 

12 - Em sua opinião, como está a situação dos distritos da cidade,  e quais são seus planos para inseri-los na política de melhorias da cidade? 

Nossos distritos estão abandonados e sem investimentos de infra-estrutura como acesso a água tratada e rede de esgoto em todas as residências. Como meta, queremos alcançar todas as residências de nosso município com água tratada e rede de esgoto. Vamos melhorar a pavimentação das ruas que encontram-se ruins e levar pavimentação onde ainda não existe. Melhorar a qualidade no atendimento dos serviços públicos, como Postos de Saúde, Escolas nos distritos e também melhorar a comunicação como telefonia com boa qualidade e acesso a Internet.

 

13 – Como a sua administração pretende lidar com a preservação do Patrimônio Histórico da cidade?

Pretendemos cumprir as metas da Lei Robin Hood que a atual administração não vem cumprindo. Vamos fazer com que o Conselho do Patrimônio histórico seja atuante dando-lhe autonomia na sua gestão.

 

14 - A falta de opções culturais e esportivas pode gerar grandes males na vida de todos. O que vocês pretendem fazer para oferecer à população opções de qualidade?

 Na pergunta de número 4 respondemos já fizemos a reposta :

Esporte e Lazer: Buscar apoio com algum clube profissional para que possa ser criada em Alvinópolis uma escolinha de futebol, e que os participantes selecionados possam ter a chance de jogar em algum clube famoso.

Criar um campeonato distrital com a participação de clubes da sede, comunidades e distritos.

Dar total apoio para realização de torneios esportivos inclusive dos esportes especializados como /ciclismo, basquete, vôlei, peteca, handebol, Xadrez e etc.

Voltar com as festas tradicionais, como cavalgadas, exposições, festival de música. Dar um maior apoio nas festas do Carnaval, Festchita, e Festas Religiosas

 

 

15- Na nossa região, ouvimos falar de várias cidades conseguiram destaque no turismo. Se eleitos quais medidas os senhores pretendem tomar para atrair novos investimentos e incrementar o turismo local?

Criar a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Dar autonomia a esta Secretaria para desenvolver um trabalho diversificado, recuperando as Festas Tradicionais, Festas Religiosas.

 

16 -  O Governo de Minas está implantando o Programa Caminhos de Minas, que visa asfaltar estradas alternativas, desafogando as grandes BR´s, no nosso caso, principalmente a 381. O que você pensa sobre esse projeto e comoa prefeitura poderia lutar para conseguir que a nossa terra seja contemplada, no nosso caso ligando Alvinópolis à Boa Vista, Distrito de Mariana e também à Fonseca? O Agronegócio e o comércio também poderiam ser favorecidos com essa conquista?

Sendo eleitos, vamos trabalhar em parceria com as Prefeituras de Mariana e Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais, juntamente ao Governo de Minas o asfaltamento desta região, uma vez que além de ligar as cidades, vai ser um corredor de transporte dos produtos do Agronegócio da nossa cidade para as cidades consumidoras. 

 

17 - Daqui a quatro anos, quais as principais realizações vocês gostariam de ter feito?

Se possível 100% do nosso plano de governo.

 

18 – Digam ao eleitorado por que devem optar por esta candidatura?

Nossa chapa apresenta candidatos que são trabalhadores, com serviços já prestados em nosso município. Temos garra e compromisso com a nossa população. Somos homens populares e o povo sabe onde moramos e onde nos encontrar. Nunca fugimos dos problemas de nossa gente, mesmo quando não estamos na administração.

 

Desde já o nosso muito obrigado.

Boa sorte!

Que vença Alvinópolis!

www.alvinews.com.br