Eleições 2012

 

Nem de Carlito e Vantuir - 22

 

Entrevista Prefeitos de Alvinópolis 

Esta entrevista tem como objetivo informar aos eleitores as principais propostas de cada candidato para administrar Alvinópolis.

Ela foi realizada com a colaboração de vários participantes deste site.

Obrigado a todos que colaboraram.

Que vença Alvinópolis!

 

 

Dados dos candidatos

(Resumo com as principais informações do candidato).

 

Prefeito: Nem de Carlito

 Welington Magno de Figueiredo, popular NEM DE CARLITO, natural de Alvinópolis, tem 34 anos de idade, é casado com Sofia de Abreu Lima Cota, também natural de Alvinópolis e pai de Carlos (2 anos). 

Nasceu na comunidade rural de Mustardas, morou no distrito de Fonseca e atualmente reside em Alvinópolis. É formado em Ciências Contábeis e Pós Graduado em Auditoria Contábil. Está no sexto período de Direito pela faculdade “Dinâmica”, de Ponte Nova.

Comerciante e produtor rural nos setores de plantio de eucalipto para carvão, criação de gado leiteiro e de corte. Aos 16 anos, começou a se interessar pela vida pública, participando de assuntos políticos de interesse de nossa querida Alvinópolis, sempre engajado na área social através do apoio às boas festas populares, ao lazer, ao esporte e à cultura em nosso município.

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Alvinópolis (ACIA) por 4 gestões, período em que, além de benefícios conquistados para os associados, intermediou a implantação do SICOOB CREDIMEPI – Cooperativa de Créditos de Livre Admissão do Médio de Piracicaba e do Circuito do Ouro, do PHAM – Plano Hospitalar de Assistência Médica, em parceria com o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, do CONSEP – Conselho de Segurança Pública.

Foi Presidente do CONSIDER – Conselho Regional de Desenvolvimento Empresarial do Médio Piracicaba por dois mandatos.

É membro da diretoria da FEDERAMINAS – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais como presidente do Conselho Fiscal pelo  2º  mandato.

É membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Produtores Rurais de Alvinópolis.

Tem experiência comprovada em administrar, com sucesso, os negócios em que está à frente e conta com apoio de uma coligação grande, sólida e preocupada com o crescimento de Alvinópolis. Conta também com o apoio incondicional do Deputado Federal Bernardo Santana e de seu pai, o Vice-Presidente do BDMG, José Santana de Vasconcelos, homem de quase meio século de vida pública e que nunca se esqueceu de Alvinópolis. 

 

 Vice: Vantuir

 Vantuir de Magalhães Carlos, nascido em Fonseca, tem 40 anos, é casado com Maria Auxiliadora de Souza e pai de três filhos, Nayara (17 anos), Marcos (16 anos) e Yasmim (7 anos).

Taxista há vinte e um anos, ex-presidente do 1° de Maio Futebol Clube, empreendedor, produtor de carvão, gerador de dezenas de empregos, fundador e Presidente do PMN de Alvinópolis.

É neto de José Lourenzo Alves, um dos primeiros vereadores de Alvinópolis, com quem adquiriu muito conhecimento, passando, desde então a se preocupar com as questões essenciais da comunidade. Tem o firme propósito de ajudar a equacionar os problemas que afligem o estimado e amado Fonseca.

 

1 – A transparência é hoje ponto fundamental para que o povo conheça a realidade das prefeituras. Como pretendem seguir a lei de divulgar ao povo a situação financeira da Prefeitura?

Usaremos os meios oficiais. Tudo será divulgado na mídia (Internet – Rádio – Jornais) teremos ainda ouvidoria para atendimento ao público, alem de estimular a população a acompanhar as reuniões da Câmara. Implantação do sistema de Custos.

 

2 – Como vocês pretendem ouvir o que a população da cidade deseja durante os próximos quatro anos?

Criando ouvidoria na sede da prefeitura. E a mesma fará atendimento itinerante, nos distritos e nos Bairros. Nada ficará sem resposta ou ação concreta. Criar um departamento para apoiar as Entidades representativas de Classes.

 

3 – Em sua opinião, qual a imagem da cidade de Alvinópolis na região?

      Qual o potencial de crescimento da cidade?

A imagem é Boa. De uma cidade de porte médio. Mas podemos melhorar esta imagem com ações concretas neste sentido. O potencial é grande pois temos grande diversidade econômica: reflorestamento, agropecuária, indústrias de médio e pequeno porte e por conseqüência comércio forte.

 

4 - Quais as principais carências da cidade?

Infra-estrutura e saneamento básico. Quanto ao item crescimento auto-sustentável, devemos fazer um estudo para descobrirmos ou criarmos a vocação de Alvinópolis. Atendendo aos seguintes itens:

Projeto de crescimento  com diálogo com a população.

Transparência na Gestão

Controle dos Gastos Públicos.

Política na Educação de Tempo integral.

Humanização da Saúde – implantação gradativa do agendamento eletrônico. (Maior rapidez e transparência na marcação de exames e consultas)

Fazer rodízio de médicos especialistas nos PSF.

 

 

5 - O que vocês destacariam do seu projeto de governo?

Tenho  22  razões para a escolha de minha candidatura:

  1. O desenvolvimento auto-sustentável através do empreendedorismo.

  2. Estrutura do modelo de gestão.

  3. Administração com Planejamento, Execução, Avaliação e Ação corretiva.

  4. Gestão com Princípios e Pressupostos.

  5. Patrulha Rural e Patrulha Urbana para Manutenção e Conservação da cidade e vias rurais.

  6. Iniciação da Educação de Tempo Integral..

  7. Melhoramento do Atendimento Público na Prefeitura.

  8. Modernização da administração Municipal, inclusive com a implantação do agendamento da consulta via internet.

  9. Reflorestamento:  Parceria entre agricultor/proprietário e a secretaria da agricultura para o plantio e assistência técnica do reflorestamento e proteção das nascentes.

  10. Apoio e assessoramento às entidades e associações sediadas no município.

  11. Discutir e encontrar uma solução para Pronto Atendimento na Saúde com transparência e controle.

  12. Discutir os problemas e demandas municipais com a sociedade organizada.

  13. Atitudes para Geração de Emprego.

  14. Não  Quebrar Projetos  em Andamento.

  15. Política Inovadora  e de  Melhoramento Contínuo.

  16. Lutar para aprimoramento do serviço de emplacamento e transferência de veículos.

  17. Buscar um  parceria  para instituição da PREVI-CIDADE.

  18. Respeito às Diferenças.

  19. Participação Popular.

  20. Transparência em todas as ações de governo.

  21. Criação de uma Secretaria  de Esportes, Cultura, Laser e Turismo.

  22. Criação de Uma Secretaria de Meio Ambiente.

 

6 - Caso sejam eleitos, pretendem montar o secretariado usando o critério político ou técnico/profissional?

Critério de meritocracia profissional-técnico-político. Seria uma forma de atender com eficácia o município. 

 

7– Acompanhando os jornais e sites da nossa região, sentimos que Alvinópolis poderia se destacar mais. Nos encontros Regionais, sempre vejo parcerias entre as cidades. Quais seriam as vantagens de tal contato?

Crescer usando as potencialidades locais e regionais. Uma região unida cresce e se desenvolve mais rapidamente. A troca de experiência reduz custo, agiliza  os procedimentos.

  

8- A Prefeitura recebe verbas federais e estaduais, todas destinadas à devida área, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essas verbas servem apenas para o correto funcionamento da Prefeitura. Na busca de novos recursos para o município, quais são seus planos?

Buscar recursos e parcerias nas esferas estadual e federal para o atendimento e desenvolvimento nas áreas prioritárias, como: saúde, educação, infra-estrutura e saneamento básico. Para um desenvolvimento auto-sustentável, criar um Departamento de Projetos.

 

9 – Segundo os moradores, a cidade está precisando urgentemente de um projeto urbanístico, que contemple melhorias nas ruas e praças. O que você pensa a respeito disso?

 Uma cidade deve estar limpa e organizada dentro das suas possibilidades. Cidade Limpa não é a que mais se Limpa é a que menos se suja. Vamos conscientizar a população sobre essa necessidade e ouvi-la sobre as prioridades nos projetos Urbanísticos. Trabalhar para revitalizar as ruas e praças da cidade.

 

 

10 – Muitos visitantes do site questionam a sujeira em que a cidade se encontra, sem lixeiras e também sem uma campanha que conscientize o morador sobre o lixo. O que poderia ser feito para melhorar este quadro?

Conscientizar a todos que cidade Limpa não é a que mais se Limpa mas a que menos se suja. Fazer um Plano por bairros e ruas para mantermos a cidade, localidades e distritos mais limpo possível. Para a coleta seletiva de Lixo, criar um programa educativo articulado com a Secretaria de Educação.

Revitalizar o código de postura, que será amplamente discutido com a sociedade e seus representantes na câmara.

 

11 - Alvinópolis, apesar de ter duas grandes indústrias, tem sua vocação para o Agronegócio.  Só para se ter uma idéia, a venda de carvão e lenha no município gera em torno de R$ 54.000,00 por mês em impostos, sem contar o gerado pelo leite.  Quais as metas para essa área e como esses impostos poderiam ser investidos no sentido de favorecer agronegócio?

Vamos juntamente com as Cooperativas e Sindicatos representativos dos setores elegermos as prioridades para os quatro anos e um plano de atendimento de metas para o futuro. Essas entidades conhecem as necessidades globais do setor de agronegócio. Devemos buscar informações gerais para uma atuação local direcionada. Mesmo tendo consciência de que a administração pública  trabalha no sistema de caixa único, não deixar de contemplar o orçamento de cada ano de dotações capazes de satisfazer as expectativas do segmento e seu retorno  na forma de empregos e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Colocar dentro da Secretária Rural um funcionário para orientar os produtores sobre a legislação vigente.

 

12 - Em sua opinião, como está a situação dos distritos da cidade,  e quais são seus planos para inseri-los na política de melhorias da cidade?

Não devemos separar distrito e sede no sentido político de atendimento. Os distritos e todas as localidades serão atendidos dentro de suas prioridades e necessidades como todo o Município. Vamos tratar igualmente as necessidades dos diferentes setores. Temos localidades e distritos que tem que ter ainda atendimento básico do básico. 

 

 13 – Como a sua administração pretende lidar com a preservação do Patrimônio Histórico da cidade?

Dentro da legalidade vigente, procurando aperfeiçoá-la e preservando a nossa história.

Criar uma comissão permanente, capaz de atualizar os cadastros e orientar os moradores com envolvimento direto de forma a  educá-los sobre a importância da permanência da história  para as futuras gerações.

 

 14 - A falta de opções culturais e esportivas pode gerar grandes males na vida de todos. O que vocês pretendem fazer para oferecer à população opções de qualidade?

Vamos desenvolver um calendário dos eventos culturais e esportivos dentro da possibilidade do Município com a participação de toda a comunidade.

 

 

 15- Na nossa região, ouvimos falar de várias cidades conseguiram destaque no turismo. Se eleitos quais medidas os senhores pretendem tomar para atrair novos investimentos e incrementar o turismo local?

Devemos fazer um estudo para verificarmos quais as nossas potencialidades turísticas. Daí fazermos um plano. Devemos verificar se o nosso turismo será religioso, gastronômico, de aventura, esportivo, e ou outra forma de trazermos e atendermos os turistas da nossa região.

 

16 - O Governo de Minas está implantando o Programa Caminhos de Minas, que visa asfaltar estradas alternativas, desafogando as grandes BR´s, no nosso caso, principalmente a 381. O que você pensa sobre esse projeto e como a prefeitura poderia lutar para conseguir que a nossa terra seja contemplada, no nosso caso ligando Alvinópolis à Boa Vista, Distrito de Mariana e também à Fonseca? O Agronegócio e o comércio também poderiam ser favorecidos com essa conquista?

Vamos juntos com as nossas representações políticas a nível estadual e federal defender sempre o desenvolvimento da nossa região e da nossa cidade. O meu currículo me credencia a participar ou liderar todas iniciativas que venham contribuir para estas aspirações.

 

17 - Daqui a quatro anos, quais as principais realizações vocês gostariam de ter feito?

 Deixar uma cidade melhor para se viver e com cidadãos conscientes, politicamente sabedores que devemos sempre crescer continuamente. Dentro destes quatro anos, a saúde, a educação e a infra-estrutura deverão estar estruturadas para continuar a crescer, sem necessidade de mudanças radicais.

Organização  da Administração da Prefeitura;

Ter descentralizado  a Administração de forma que o cidadão possa assumir a condição de sujeito proativo na gestão do município.

Tenha  implantado no Município a Economia Solidária, observando sempre os seus princípios gerais:

1.  a valorização social do trabalho humano;

2.  a satisfação plena das necessidades de todos como eixo da criatividade tecnológica e da atividade econômica;

3.  o reconhecimento do lugar fundamental da mulher e do feminino numa economia fundada na solidariedade;

4.  a busca de uma relação de intercâmbio respeitoso com a natureza, e

5.  os valores da cooperação e da solidariedade; e

6.  Consolidar uma Segurança Pública Urbana e Rural eficaz.

 

18 – Digam ao eleitorado por que devem optar por esta candidatura?

Porque somos O NOVO, sem vícios, bem preparados, bem articulados e com uma equipe de pessoas bem preparadas e intencionadas. E com um excelente plano de governo factível. Os outros candidatos já tiveram sua oportunidade, gostaríamos de ter essa oportunidade para provarmos que somos capazes e vamos realizar o que Alvinópolis necessita.   

 

Maiores informações sobre a proposta de governo no site?:

WWW. TSE.JUS.BR/

 

Desde já o nosso muito obrigado.

Boa sorte!

Que vença Alvinópolis!

www.alvinews.com.br