Eleições 2012

 

Sérgio e Prof. Douglas - 13

 

 

Entrevista Prefeitos de Alvinópolis 

Esta entrevista tem como objetivo informar aos eleitores as principais propostas de cada candidato para administrar Alvinópolis.

Ela foi realizada com a colaboração de vários participantes deste site.

Obrigado a todos que colaboraram.

Que vença Alvinópolis!

 

 

Dados dos candidatos

 

Prefeito : Sérgio Augusto, crescido e criado com a comunidade de Alvinópolis, acompanhando desde novo o seu pai, o médico Dr Sebastião, que atende os alvinopolenses há mais de 25 anos. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras, e pós-graduação em Telecomunicações pela Universidade Federal de Minas Gerais, cursou também os cursos de Princípios de Gestão Pública Participativa e Fiscalização de Gastos Públicos, pela escola EAD-SEAD do Governo Federal. Após concluir seus estudos, voltou para Alvinópolis, onde veio trabalhar na sua área, na cidade que escolheu para morar e constituir sua família.

Participou ativamente nos últimos anos do cenário político e social de Alvinópolis, buscando melhorias, através de projetos como a rede elétrica do Bairro Dr Mario França, recursos para o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, feirinha da Agricultura Familiar, 5 novos ônibus escolares, recursos para associação de bairro da Vila Manuel Puig, entre outros, além de lutar pela transparência e divulgação dos gastos e iniciativas do poder municipal, e pelos direitos da população, através de seu programa semanal na rádio comunitária, Informativo do Cidadão. Como vice-prefeito nos últimos 4 anos, destacou-se pela sua postura, sempre presente e atuante, dialogando com as pessoas, mostrando a real situação da prefeitura, os projetos e recursos, e as melhorias necessárias. Como candidato a prefeito nestas eleições, tem como principal diferencial em relação aos demais o seu apoio junto ao Governo Federal, com a capacidade de trazer recursos e investimentos que já existem em outros municípios, mas que ainda não chegaram à nossa população.


Vice : Prof. Douglas Monteiro, abençoado por duas mães, Analice (irmã de Buião) e Maria Ângela, Rainha do Congado, nasceu e cresceu no bairro Manoel Puig (Asilo), é formado em Geografia e mestre em Extensão Rural com pesquisa em Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Viçosa, sempre trabalhando com educação pública e movimentos sociais. Sempre acompanhando as reuniões do Partido dos Trabalhadores em Alvinópolis, tomando conhecimento dos problemas e dificuldades de nossa terra, e a necessidade em ter uma administração séria e transparente, tem o compromisso de ajudar Alvinópolis, assessorando na capitação de verbas federais via projetos e a implementação do orçamento participativo por meio de técnicas desenvolvidas em universidades federais.

 

1 – A transparência é hoje ponto fundamental para que o povo conheça a realidade das prefeituras. Como pretendem seguir a lei de divulgar ao povo a situação financeira da Prefeitura?

Em primeiro lugar, respeitar a lei da responsabilidade fiscal, que há anos não é cumprida em nossa cidade, ou seja, vamos realizar as audiências anuais, e além disto, divulgar balancetes financeiros através da rádio, impressos e internet.

 

 

2 – Como vocês pretendem ouvir o que a população da cidade deseja durante os próximos quatro anos?

Como vivemos numa cidade de 15 mil habitantes, como tenho a intenção de ser um prefeito presente e atuante, assim como fui como vice-prefeito, continuarei visitando os distritos, bairros e comunidades rurais freqüentemente, o que permitirá que o próprio cidadão comunique suas demandas. Porém, sabemos que uma conversa pessoal nem sempre é o suficiente para sabermos a opinião da maioria, por isto, através do orçamento participativo, que é um diferencial de nossa candidatura, teremos sempre reuniões com grupos de moradores, permitindo assim levantar demandas coletivas e definir prioridades para sua execução.

 

3 – Em sua opinião, qual a imagem da cidade de Alvinópolis na região?

Por um lado, Alvinópolis é vista como uma cidade acolhedora, de pessoas trabalhadores, amigas e receptivas. Já pelo lado político, somos vistos como um exemplo de administrações desorganizadas, prefeitos ausentes e sem compromisso com a população.

 

Qual o potencial de crescimento da cidade?

            Até o presente momento, as maiores fontes de matéria-prima de nosso município são o leite e o eucalipto, o que permite a criação de um APL (Arranho Produtivo Local), incentivando empresas e empreendimentos que agreguem valor a tais produtos, gerando emprego e renda para nossas famílias. Porém, não podemos deixar de investir no incentivo à novas empresas, criando condições para que novos empreendimentos, na área industrial e prestação de serviços, sejam instalados em nosso município. As próprias industrias já existentes, mostram que é possível a instalação de outras empresas que prestam serviços para atender a demanda das mesmas, além de outras empresas da região.

 

4 - Quais as principais carências da cidade?

Rede de água, pois nas comunidades rurais e distritos a água está contaminada, em alguns casos imprópria para consumo; Rede de esgoto, inexistente em várias ruas de áreas urbanas, principalmente nos distritos, e também em comunidades rurais, afetando a saúde da nossa população; Melhoria do sistema de educação, pois nossos índices de qualidade estão abaixo dos aceitáveis, devido a falta de investimento; Maior parceria com o Hospital Nossa Senhora da Saúde, para garantir atendimento de urgência e emergência de qualidade

 

 

5 - O que vocês destacariam do seu projeto de governo?

Nosso plano de governo contempla todas as áreas, principalmente saúde, educação e obras, porém, nosso grande diferencial é o orçamento participativo, que tanto foi prometido à nossa população, e nunca executado, pois tal ferramenta de gestão permite que o cidadão tenha suas necessidades prioritárias atendidas.

 

6 - Caso sejam eleitos, pretendem montar o secretariado usando o critério político ou técnico/profissional? 

Assim como em toda democracia, seja ela no Brasil, Inglaterra, EUA, França, entre outros, todos governantes precisam de apoio para manterem sua administração, e isto se faz através de coligações partidárias, usando critérios políticos. Porém, por experiência que temos, sabemos que não basta somente montar um secretariado  baseado em nestes critérios, pois um bom governo não se sustenta com pessoas incompetentes e desqualificadas. Por isto, o ideal para uma boa administração, é a conciliação entre critérios políticos e profissionais para escolha e nomeação de cargos de confiança, garantindo assim um bom atendimento à população.

 

7– Acompanhando os jornais e sites da nossa região, sentimos que Alvinópolis poderia se destacar mais. Nos encontros Regionais, sempre vejo parcerias entre as cidades. Quais seriam as vantagens de tal contato?

Nestes encontros, é possível a realização de parcerias e convênios, para necessidades comuns entre os municípios. Por exemplo, em relação ao processo de reciclagem, em que alguns produtos recolhidos em Alvinópolis precisam de uma destinação especifica, como é o caso de pilhas e baterias, pode gerar um custo alto caso o transporte não seja feito em parceria com os municípios vizinhos. Neste caso, uma parceria traria melhorias para o meio ambiente da região, evitando a contaminação de nossa bacia hidrográfica, e reduzindo os custos de manutenção de nossa prefeitura. Esta mesma parceria pode ser feita para aumentar numero de exames, como ressonância magnética, para atendimento da população na área de saúde, entre outros.

 

8- A Prefeitura recebe verbas federais e estaduais, todas destinadas à devida área, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essas verbas servem apenas para o correto funcionamento da Prefeitura. Na busca de novos recursos para o município, quais são seus planos?

Um dos grandes diferenciais de nossa candidatura, em relação aos demais, é nosso apoio, através do Governo Lula e Dilma, temos garantindo o acesso direto a todos programas e projetos do governo federal, assim como já está sendo feito no município de Catas Altas e Rio Doce, que possuem muito mais obras e investimentos que nós. Queremos fazer uma administração inovadora, trazendo recursos e melhorias que outros prefeitos nunca conseguiram.

 

9 – Segundo os moradores, a cidade está precisando urgentemente de um projeto urbanístico, que contemple melhorias nas ruas e praças. O que você pensa a respeito disso?

Em primeiro lugar, melhorar a limpeza urbana, através da reorganização do setor de obras. Após isto, colocação de lixeiras coletivas, e uma campanha de incentivo à lixeira individual, assim como em cidades mais organizadas, garantindo que todo o lixo terá sua destinação correta. Em relação às praças, iremos buscar, junto ao Ministério das Cidades, recursos para reformas e melhorias.

 

 

10 – Muitos visitantes do site questionam a sujeira em que a cidade se encontra, sem lixeiras e também sem uma campanha que conscientize o morador sobre o lixo. O que poderia ser feito para melhorar este quadro?

A resposta foi respondida acima.

 

11 - Alvinópolis, apesar de ter duas grandes indústrias, tem sua vocação para o Agronegócio.  Só para se ter uma idéia, a venda de carvão e lenha no município gera em torno de R$ 54.000,00 por mês em impostos, sem contar o gerado pelo leite.  Quais as metas para essa área e como esses impostos poderiam ser investidos no sentido de favorecer agronegócio?

Junto ao Governo Federal, iremos conseguir uma nova retro escavadeira, que irá ajudar os produtos na abertura de fornos e manutenção de estradas, além de parceria com o Senar, para realização de cursos na área, alem de maior parceria com o Siat, facilitando a vida do produtor na hora de retirar as notas para venda.

 

12 - Em sua opinião, como está a situação dos distritos da cidade,  e quais são seus planos para inseri-los na política de melhorias da cidade? 

Nossos distritos estão sofrendo bastante com o abandono, principalmente em relação à água fornecida nas casas, que está contaminada. Junto ao Funasa, iremos conseguir recursos para tratar deste problema, alem de lutar por obras de infra-estrutura como rede de esgoto e calçamento

 

13 – Como a sua administração pretende lidar com a preservação do Patrimônio Histórico da cidade?

Em primeiro lugar, realizando uma audiência de verdade, algo que nunca foi feito, com os proprietários dos imóveis antigos, para discutirmos o interesse e recursos financeiros necessários para incentivar a preservação, contando com o apoio do IEPHA para conscientização de todos.

 

14 - A falta de opções culturais e esportivas pode gerar grandes males na vida de todos. O que vocês pretendem fazer para oferecer à população opções de qualidade?

Durante esta administração, tentamos trazer para Alvinópolis o projeto Segundo Tempo, do governo federal, que cria aulas de esportes para nossos jovens e crianças, e também lutamos pela realização do campeonato municipal de futebol, além disto, como vice-prefeito, Sérgio Augusto lutou para a realização das cavalgadas, exposições e festas tradicionais, porem, devido a falta de interesse do Chefe de Esporte, Cultura e Lazer, tais projetos não foram para frente, o que iremos nos empenhar em nossa administração.

 

 

15- Na nossa região, ouvimos falar de várias cidades conseguiram destaque no turismo. Se eleitos quais medidas os senhores pretendem tomar para atrair novos investimentos e incrementar o turismo local?

A principio, devemos investir mais nos eventos que são as principais atrações turísticas da cidade, como o Carnaval, Festchita, Exposição e Cavalgadas. Além disto, teremos a realização de um estudo sobre o potencial turístico do município, investindo nas áreas de destaque.

 

16 -  O Governo de Minas está implantando o Programa Caminhos de Minas, que visa asfaltar estradas alternativas, desafogando as grandes BR´s, no nosso caso, principalmente a 381. O que você pensa sobre esse projeto e como a prefeitura poderia lutar para conseguir que a nossa terra seja contemplada, no nosso caso ligando Alvinópolis à Boa Vista, Distrito de Mariana e também à Fonseca? O Agronegócio e o comércio também poderiam ser favorecidos com essa conquista?

Com certeza nossa administração apoiará o investimento do Governo Estadual no asfaltamento da via que liga Fonseca à Boa Vista, e trevo de catas altas, visto que pretendemos manter parceria com os prefeitos destes municípios para reivindicar em conjunto, junto ao governador, a liberação destes recursos

 

17 - Daqui a quatro anos, quais as principais realizações vocês gostariam de ter feito?

Ter obtido melhorias nos índices de saúde pública, educação, social e econômico em nosso município, além de ter implantado o orçamento participativo, permitindo assim ao nosso cidadão mais transparência e democracia em nosso município

 

18 – Digam ao eleitorado por que devem optar por esta candidatura?

Entre os 4 candidatos, o que possui a melhor condição para trazer recursos e melhorias para nosso município é o Sérgio Augusto, devido ao seu apoio garantido pelos deputados federais Reginaldo Lopes e Padre João, terão total acesso a todos programas e projetos do Governo Federal, de nossa Presidenta Dilma. Com este apoio, Alvinópolis receberá recursos e investimentos que já são realidades em outros municípios apoiados pelos deputados, mas que ainda não chegaram devido a falta de parceria com o Governo Federal. Além disto, Sérgio conta com uma experiência de 4 anos como vice-prefeito, conhecendo todos os segredos da maquina administrativa de nossa prefeitura, e ao contrario de outros candidatos, sempre esteve presente e atuante em Alvinópolis e todos os distritos, além de contar com um candidato a vice-prefeito capacitado e que irá ajudá-lo na administração: Prof. Douglas

 

Desde já o nosso muito obrigado.

Boa sorte!

Que vença Alvinópolis!

www.alvinews.com.br