Como eu consegui emprego em uma semana?

Marcos Rezende

Quando eu vim morar em Curitiba, vim pensando ter dois clientes fechados, mas o que aconteceu foi que contei com o “ovo na b da galinha” e quando vi, só me restavam duas notas de R$100,00 e um cartão de crédito com uns R$500,00 de limite pra gastar. Cheio de contas a vencer, morando na casa de amigos e com um filho para nascer, não tinha outra alternativa senão encontrar um emprego o mais rápido possível até poder abrir o meu próprio negócio na nova cidade.

Como eu tinha no máximo uma semana, ou melhor, cinco dias úteis para me arrumar, executei os seguintes procedimentos da minha estratégia para conseguir um emprego em apenas uma semana:

* É bom fazer as tarefas abaixo com tempo, logo faça-as em um sábado ou em um domingo, dê preferência em uma lua crescente ou cheia. Muita gente não acredita, mas colocar energia em um trabalho nessas duas luas, aumenta o potencial de realização do mesmo.

1. Primeiro reorganizei o meu currículo e publiquei uma nova versão dele em PDF em um desses servidores gratuitos. Pra quem não mexe com informática isso não é necessário, mas sempre é uma ótima ter o currículo em PDF para enviar por e-mail, pelo fato de ser mais seguro. Pra quem deseja gerar o seu currículo em PDF pode usar o software on-line Pdf Generator e pra quem tem uma conta no Google, basta fazer upload do arquivo em PDF para o Google Pages.

2. Depois fiz uma lista das coisas mais importantes que realizei em toda a minha experiência profissional. Nesta parte, destaquei que trabalhei em diversos setores da economia e fui repassando no papel o que tinha feito em cada um dos empregos por onde passei. Note que não é colocar a função, mas sim o que eu fiz de melhor durante o tempo que passei nas empresas que me contrataram. Em quê eu contribuí para aquela empresa crescer e o que ganhou destaque?

Em certa época da minha experiência eu montei um servidor linux e depois, por causa de um raio que caiu no hospital, eu tive que montá-lo novamente em apenas dois dias. Imaginem, montar um servidor todo do zero com todos os sistemas funcionando de um hospital em dois dias? Isso é o que eu fiz de melhor naquela época e é foi isso que eu coloquei no meu currículo, não que eu, naquela época, era apenas um programador delphi, capitche?

3. Depois de ter revisto o meu passado, organizado e colocado as mãos e os olhos naquilo que eu fiz, era a hora de me concentrar no que eu realmente tinha no presente. O quê eu sabia fazer melhor? Quais eram as minhas habilidades e qual era o meu potencial?

Eu coloquei tudo no papel:

  • sei escrever bem, sem erros de concordância, ortografia ou gramática;

  • sei gerenciar o meu tempo; sei cumprir prazos, metas e a minha palavra, quando digo que vou fazer algo eu faço;

  • aprendo as coisas muito rápido mesmo, sou capaz de em três dias apenas aprender coisas complexas muito facilmente, pois já fiz isso em mais de três oportunidades; etc, etc.

Não importa a sua profissão é excelente ter essas coisas na mente para quando chegar o momento de respondê-las. Existem pessoas que terminam as suas vidas sem saber o que sabem de melhor.

4. Agora chegou a hora de responder a uma pergunta: Por quê as empresas de desenvolvimento de softwares (minha área) devem me contratar? Esta resposta, que não deve durar mais de 30 segundos, eu pego o que escrevi no meu currículo, o que escrevi do meu passado e somo as coisas que eu sei fazer no presente e pronto: dou uma resposta em menos de 30 segundos para o entrevistador.

E se ele não perguntar, eu digo mesmo assim o porquê dele me contratar. Se você é tímido (não é o meu caso, mas às vezes gaguejo um pouco), treine essa resposta em frente ao espelho. Se até no jogo The Sims você tem que pegar o seu boneco e treinar a fala dele em frente ao espelho para que aumente o seu grau de simpatia, porque não fazer na vida real?

5. Se você tem um cartão de crédito na mão, vá até o site da Catho e cadastre-se por 7 dias gratuitos. Eles só pedem pra você cadastrar o seu cartão porque, caso você se esqueça do prazo, eles lhe cobrarão uma mensalidade. É bom fazer isso porque irá demonstrar que você tem comprometimento com a sua meta, do contrário você terá remover o seu currículo da Catho para não pagar a mensalidade e não terá emprego em 7 dias porque não se empenhou.

Cadastre-se no site, faça o teste dos 7 dias gratuitos, preencha o seu currículo no site e procure emprego feito um doido em todas as áreas que combinarem para você. Envie o currículo pelo próprio site e, quando exibirem o nome da empresa, anote para poder entrar no site da mesma e enviar o currículo para outro e-mail.

6. Vá no site da lista telefônica e localize todas as empresas da sua região onde você poderia trabalhar. Tente pegar o e-mail de todas elas e envie muitos, mas muitos e-mails mesmo com uma apresentação sucinta e breve, de quem você é, quais as suas experiências anteriores, qual posição está buscando e porque a empresa deve lhe contratar. Anexe o seu currículo em PDF ou a URL dele (de preferência) e parta para a próxima empresa.

Abaixo, coloco o e-mail que eu enviava para as empresas:

Prezados,

Meu nome é Marcos Rezende, sou analista e desenvolvedor de sistemas em .NET com mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas voltados para a web, sendo 3 apenas com .NET e C#. Recém chegado a Curitiba estou procurando oportunidade de emprego ou trabalho como freelancer na cidade.

Meu currículo: [URL do Currículo]

Marcos Rezende
[Meu telefone celular]

7. Depois de vasculhar os sites das empresas na lista telefônica, agora você pode buscar no Google, empresas que fazem recolocação de profissionais ou de recursos humanos da região e ligar para essas empresas, para tentar uma oportunidade, fazer uma entrevista, essas coisas. A idéia aqui é checar como você está e treinar entrevistas de verdade, percebendo os seus pontos fracos e fortes.

Se você quiser, pode me enviar um e-mail ou marcar um horário para nos falarmos por MSN ou telefone, já que faço o mesmo trabalho que essas empresas de recrutamento e seleção, só que mais voltado para um coaching empreendedor que pode resultar ou em um emprego ou em um negócio para você. Aí você decide! :)

8. Agora que já sabe do seu passado, presente e futuro, é a hora de praticar a resposta de 30 segundos, reler as suas habilidades e apresentar-se nas empresas SEMPRE um grau acima das outras pessoas. O que quero dizer é que você tem que estar apaixonado por si mesmo e vestido elegantemente. Terno para os homens e uma roupa clássica para as mulheres.

Foi só isso que eu fiz e eu consegui. Depois de entrar em uma empresa e me estabilizar, aí sim eu procurei oportunidades melhores e, em outro post, escrevei aqui as minhas aventuras monetárias na época para conseguir sobreviver e chegar onde estou atualmente.

Do site : www.insistimento.com.br

Por Marcos Rezende