Lendas do Futebol de Nossa Terra

 Azulão de Alvinópolis procura artilheiro

Gilmar Moreira

 

 

"Essa é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, datas e acontecimentos reais terá sido mera coincidência."

 

Barbado ou tom João?

Decorria o ano de 1986, e o Industrial de Alvinópolis grande campeão regional de 1985 se preparava para novamente disputar o campeonato regional da Zona da Mata pela Liga Municipal de Ponte Nova e de repente surge um imprevisto de última hora, a grande estrela do time e artilheiro do ultimo regional , o brilhante e habilidoso jogador Piniquinho está lesionado e é a grande duvida do treinador Adairim para disputar o campeonato.

O clube corre contra o tempo e não está medindo esforços para recuperar o jogador que é imprescindível no elenco, sendo uma das peças principais da equipe juntamente com o “Matador Azul”, Cosme.

O nosso Telê Santana (Adairim) procura novas alternativas para o ataque e surge dois nomes muito cogitados na cidade para substituir o polivalente Piniquinho. 

 

 

Barbado

Surgem informações da Parte Alta da cidade, precisamente da Rua de Cima, que o jogador Barbado em grande fase no Original Esporte Clube, mais conhecido como Pinga Rato, de que esse jogador já foi sondado pelos responsáveis do Azulão (I S C), mas o presidente de honra do Original, o nosso querido e saudoso António Valentim disse que o Barbado é inegociável, invendável e imprestável.

Barbado é um atacante incansável, aguerrido , chute fortíssimo e de uma garra inigualável, pois chegou a partir o poste de uma das traves de madeira no peito para salvar um gol no antigo campo do Pinga Rato, em um jogo amistoso. Uma peça de mais valia no ataque do Original e muito fiel a sua torcida e a seu clube, portanto difícil de ser contratado.

Tom João

Também surgem boatos na Baixada, dando conta que Juninho de Alaíde, grande torcedor do Industrial e colaborador do clube, além de amigo do grande jogador Tom João, estaria dando a maior força para o clube contratar esse jogador que é uma das figuras mais folclóricas de Alvinópolis.

Tom João, um jogador carismático, boa pinta, bom de bola e talento de sobra para jogar em qualquer clube. Um verdadeiro cigano do futebol, tendo atuado em diversos clubes da região, como por exemplo: Campanha, Gravatá, Original, e em alguns clubes de BH, inclusive no próprio Industrial nas categorias de base.

 

Enquete

O Alvinews pergunta a você, torcedor do futebol de  Alvinópolis, se por acaso estivesse no lugar do treinador Adairim, a quem contrataria para substituir o Piniquinho no Industrial naquela época?

O raçudo Barbado?

Ou o cigano Tom João?

Fica a pergunta no ar.

 

Observação: Esta é uma singela homenagem a essas duas figuras pitorescas do futebol de nossa terra, a nossa querida Alvinópolis, dois nomes jamais esquecidos pelos torcedores apaixonados de nosso futebol bem jogado, com garra, e muita firula, os nossos inesquecíveis jogadores Barbado e Tom João.

 

Gilmar Moreira é alvinopolense e reside em Quarteira - Portugal.

Contato : gilmarmdem@hotmail.com