Os mascotes do futebol de Alvinópolis

 

Parte 2

 

Original Esporte Clube

(Pinga Rato)

 

Gilmar Moreira

 

Mascote do Original, criado pelo Gilmar.

 

Este querido clube da Parte Alta da cidade de Alvinópolis, foi fundado em 1955, tendo como os seus principais fundadores o Sr. Antônio Valentim e seu filho Zé Geraldo que muito se empenharam na construção da sede do Clube e para o crescimento do esporte e lazer em Alvinópolis. Nestes tempos vários jogadores do Alvinopolense, reforçavam o Pinga Rato, quando não havia jogo do A.F.C.

Os craques do AFC eram: Lito Massa, Galinho, Remo, Coalhada e os craques do Pinga Rato eram:  Arcanjo de Sinval, Chico de Ná, Surdo,Pércio, Vico e Joel da Estrada de Ferro.

 

Abaixo uma foto de um bom time do Original, porém um pouco mais recente do que o recheado de craques do AFC.

 

 

 

 

 

 

UMA GRANDE FAÇANHA: INDUSTRIAL 1X1 ORIGINAL

 

 

 

 

 

A maior proeza do Pinga Rato aconteceu no campo do Industrial em 1958.  O Industrial tinha um timaço cuja escalação era: Tito Ossada, Ari, Zé Geraldo, Zé Martins, Rafael Cota e Ciro, Tião Silvério, Raul, Renato, Agapito e Jesus de Jucazin. 

O Pinga Rato reforçado dos craques do AFC saiu na frente ainda no primeiro tempo, com um golaço de Coalhada do meio da rua, cobrando falta, um golaço. A Torcida do AFC que lotava
o campo do Industrial foi à loucura, apoiando o Pinga Rato. O Industrial às duras penas lá pelos 42 minutos do segundo tempo, conseguiu um Gol chorado e o jogo ficou no 1 X 1. Que Sufoco.
O Original chegou a  disputar alguns campeonatos da LERP (Liga Esportiva de Rio Piracicaba), inclusive em 1993, e alguns campeonatos municipais.

 

         UM JOGO EMOCIONANTE:

           ALVINOPOLENSE  0X0  ORIGINAL

 

Todos no Clube se lembram até hoje daquele histórico empate em 0x0 com o Alvinopolense em 1986, em pleno estádio Antônio Anastácio, do alvinegro. Geraldo Félix, conhecido como Arzu(uma homenagem ao grande goleiro de Honduras na Copa de 82), pegou tudo, fechou o gol e ainda no final do jogo quase alcançaram a vitória com as grandes investidas de seus atacantes os “irmãos metralhas” Célio e Luiz de Sô Delino que reforçavam o Original naquele jogo,pois ambos jogavam no cascudo do Industrial.

Naquele jogo tiveram todo apoio da torcida do Industrial que compareceram em massa para torcerem  para o  pequeno grande Original.

 

 

ORIGEM DO APELIDO PINGA RATO:

 

Sede do Pinga Rato.

Palco de grandes bailes da cidade, localizada na Rua de Cima.

 

 

O Original é mais conhecido como Pinga Rato, a origem do nome se deu na época da construção da sede do clube,o teto ainda era de Taquara,durante um baile,cairam ratinhos lá de cima nas pessoas que estavam a dançar e alguém disse: “Isso aqui até Pinga Rato”, aí o nome pegou.

Grandes jogadores da história do Clube: Lito Massa, Galinho, Remo, Coalhada, Barbado, Piorra, Cacaio, Totone, Célio, Zé Meyér, Zé Russo, Arzu e tantos outros.

 

OEC “CASCUDO 1985”

Em pé: Totone(treinador),  Barbado, Renato, Antônio Carlos, Pico, Romeu, Neneca, Lau, Carapina

e Rogério.  Agachados: Vina, Geraldinho, Zeca, Tiquinho, Gilberto, Wilson, Roney, Jaci e Gilmar.

 


Esse foi uma pequena parte da história do grande "Pinga Rato" de Alvinópolis, clube que fez parte da história do esporte da nossa terra.


Um grande abraço a todos.

 

Gilmar Moreira é alvinopolense e reside em Quarteira - Portugal.

Contato : gilmarmdem@hotmail.com