PRÉ-FESTIVAL DEVE SER REPETIDO TODOS OS ANOS

 

Marcos Martino

 

Os vencedores do Pré Festival 2011, com a música Poeta do Interior.

Junei, Thúlio, Maycon e Banda.

Foto : Marcela Moraes

 

O Pré-festival foi sensacional, por revelar novos artistas e consagrar outros. Sua realização apenas confirma o pensamento de que os Festivais são grandes fomentadores de talentos, de criatividade,  de expressões de nossa gente. A qualidade apurada no Pré-Festival foi muito boa, superando e muito as minhas expectativas e imagino que de todos os presentes. RA


 

OBRIGADO À BIO EXTRATUS PELO APOIO


Não há como não reconhecer a importância das ações culturais da BIO EXTRATUS. A orquestra de Flautas, o trabalho da Maestrina Natália, a orquestra que está devagar sendo configurada na Fundação, o grande número de artistas que lá trabalham ( Maycon, Thulio, Junei, Alessandro, Afonso, Rogério), já demonstravam a responsabilidade cultural da empresa. Patrocinar o Pré-Festival foi um gesto de boa vontade para com a cultura da cidade e todos os agentes e amantes da cultura agradecem. Tomara que possamos parceirar mais vezes.


 

31º FESTIVAL  - UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA


Quero convidar a todos a pensarmos juntos o FESTIVAL 2011. Temos algumas coisas encaminhadas em termos de captação de verbas, mas existem vários detalhes a serem debatidos para encontrarmos as melhores alternativas.

 

SOBRE DATAS


Temos no mês de outubro os dias 07,08,09; depois dias 14,15,16;  os dias 21,22 e 23 e finalmente os dias 28,29 e 30. Dia 07 é Festa de Nossa Senhora do Rosário. Por um lado, seria interessante até homenagearmos N.S e o Congado. Por outra, a igreja e o próprio pessoal do congado pode não gostar. Quanto as outras datas, poderemos escolher qualquer uma, mas precisaremos ver o calendário de cavalgadas e eventos.

 

Jovelino entrega o troféu de segundo lugar.

Música : Musa dos Meus Sonhos de  Thiago Santos e Admilson.

Foto : Marcela Moraes

 

 

SOBRE JULHO OU OUTUBRO

 

Os argumentos do Jovelino no Mural do Alvinews são corretos. Para algumas pessoas, existe um romantismo nos Festivais realizados em julho. O frio já faz parte da tradição. Tem também o fato de ser no mês de férias. Só que existem outras questões a observar. Muitos também deixam de aproveitar por causa do frio. Outra coisa é que no mês de julho, nosso festival acaba trombando com vários eventos importantes da região, como a Festa de Santana, de Fonsêca e mesmo da Exposição de Santa Bárbara. No mês de outubro também, por ser mês escolar, pode-se trabalhar melhor o público estudantil. Além do mais, outubro é mês de nosso maior evento cultural, o mais antigo e mais legítimo que é o Congado de Nossa Senhora do  Rosário. De qualquer maneira, pessoal, importante que saiba que já é uma questão decidida. Não existe mais tempo hábil para se fazer o festival em Julho, pois as inscrições precisam ser abertas no mínimo com 2, 3 meses de antecedência

 


SOBRE LOCAL


O enquete do ALVINÓPOLIS QUE PENSA não deixa margem à dúvidas. A grande maioria quer o festival na Praça da Baixada mesmo. Mas precisamos observar algumas coisas. No palco defronte aos bares ficou mais confortável para as pessoas, que puderam usufruir do conforto dos bares, com boa praça de alimentação. Por outro lado, se conseguirmos trazer algum show maior, creio que ali fica pequeno. No palco maior, sem shows maiores, temos o problema de que o povo fica muito disperso e acaba não havendo atenção para com os artistas do Festival. Mas de qualquer maneira, me parece que a Praça é mesmo a escolhida pela maioria e democracia é isso. 

 

Premiação do Teceiro Lugar,  para a música

 Mentes que não mentem, de Júnior Alvarenga.

Foto : Marcela Moraes

 

MÊS DE CHUVA

 

Precisamos mesmo pensar em alternativa para o caso de chuvas. Estive no Encontro de Motoqueiros em João Monlevade, em que os organizadores montaram uma verdadeira avenida, com várias tendas consecutivas e bares nas laterais. Ficou muito bom. Tendas daquele tipo que a Prefeitura montou na praça. Não sei se tendas assim cercam chuvas pesadas, se tem como fechar nas laterais. Podemos ter um plano B também, conversando com o pessoal do Industrial para nos disponibilizar o clube, caso percebermos que as chuvas podem atrapalhar.

 

SOBRE PREMIAÇÃO


Ainda não divulgaremos por enquanto, aguardando a confirmação da verba. Mas se der tudo certinho, teremos a melhor premiação de todos os tempos.


 

Quarto lugar para a Banda Ponto Morto com a música

Milhares de Vozes. Alphonsus entregou o prêmio.

Foto : Marcela Moraes

 

SOBRE SHOWS

 

Também divulgaremos assim que tivermos a confirmação da verba.

 

SOBRE INSCRIÇÕES


 

Estarão abertas para todo o Brasil e inclusive para os artistas Alvinopolenses que não se classificaram na eliminatória local. As 5 classificadas já estão

garantidas. O que os artistas tem de saber é que estarão concorrendo com centenas de concorrentes de todo o Brasil. 


CONCURSO PARA LOGOMARCA FESTIVAL 2011


Vamos abrir também um concurso para a LOGOMARCA do Festival 2011. Quem tiver boas idéias e quiser já ir criando, lançaremos o regulamento em breve. Também vai ter prêmio em dinheiro para o melhor trabalho. 


 

A música Nirvana, da banda Gordo e os Alones, ficou em quinto lugar.

Foto : Marcela Moraes

 

 

INTERAJAM CONOSCO

 

Vou deixar meu email, marcos.martino@gmail.com

Enviem sugestões, questionamentos, informações pertinentes, etc.

Vamos fazer do FESTIVAL 2011 uma construção coletiva.


 

Fiquem atentos, pois o FESTIVAL é uma construção.

 

 

 

Marcos Martino é alvinopolense, poeta, escritor, jornalista, músico.

Email : marcos.martino@gmail.com