A HISTÓRIA DO VERDE TERRA

PARTE 18

 

Neo Gêmini

 

Verde Terra nos 30 anos do Festival da Canção de Alvinópolis.

Na foto, o primeiro vencedor do Festival, Flávio do Carmo, de Sete Lagoas, Ronaldo, Marcelo Xuxa, Cozzó, Jovelino e Manoel.

 

 

FESTIVAL DE JOÃO MONLEVADE - ABRIL/1982
Um 4o. lugar que não agradou ninguém



Após aquela pausa de 3 meses para férias, (Janeiro a Março) e também muitas viagens para cidades distantes, algumas praias, enfim para desanuviar um pouco a mente, devido a inúmeros festivais e também para comemorar a formatura no Curso de Técnico de Contabilidade de alguns integrantes, aos poucos o VERDE TERRA voltou a ensaiar em fins de Março.
Alguns já pensavam em mudar de Alvinópolis, caso meu, que já começava a planejar inscrições em cursinhos, enfim tomar outro rumo nos estudos, e fazer faculdade.
Mas enquanto isso, os que ficavam em Alvinópolis continuavam a participar de festivais.

Em 1981 ganhamos o 1o. lugar em João Monlevade, com a canção "INTERIOR", uma bela marcha rancho que retrata muito bem uma cidade interiorana. Fomos aclamados em Monlevade e ficamos de moral elevado lá, e em outras localidades vizinhas.

 

Devido ao sucesso do ano anterior, inscrevemos 3 músicas no Festival de 82, que de novo aconteceria  no Ginásio do Grêmio, perto da Belgo Mineira e também seria na época do aniversário da cidade, fins dos mês de Abril.

 


Mas dessa vez, não fomos tão bem recebidos pela organização do evento. Não havia aquele entusiasmo da produção. Apenas do público que já conhecia nosso trabalho e nossas músicas. Eles continuaram nos apoiando, especialmente as mulheres e velhos amigos da cidade, alguns de Alvinópolis que moravam lá.
Talvez, devido à rivalidade entre os municípios, os jurados, dessa vez, ficaram um pouco alheio à nossa presença.
Dessa vez não ficamos lá em pensão. Fomos à tardinha de Alvinópolis em diversos carros. Houve até caravanas de nossa terra, algumas pessoas foram de ônibus mesmo e muitas amigas nossas de Alvinópolis também marcaram o ponto lá.
Particularmente o clima estava legal. O ginásio bem cheio. O público de João Monlevade foi super carinhoso com a gente.

Apresentamos a canção "Nós, os Loucos", a única que classificou. Como sempre, distribuímos as letras, uma velha fórmula de se conhecer novas meninas.

Fomos bastante aplaudidos e a galera vibrou muito com o sino na música e o refrão forte:

 

Será que o da lua virá?

Foto : Gjunior - Praça São Sebastíão - Jul/2010

 

- " Hoje o Da Lua não veio, hoje o da lua ficou, por causa daquela estrela que lá no céu se apagou"....


Após a classificação, o tradicional sambão no Rampas Bar, ao som de muito violão, aquele tradicional repertório do grande integrante do grupo, o amigo Ricardão.  Fomos para Alvinópolis, já pensando no dia seguinte, que seria a grande final, num sábado.

Nesse dia, o público já passou a nos observar mais e parabenizar pela excelente apresentação anterior. Estávamos concentrados em tocar bem de novo, pois era a grande final.
Fizemos tudo dentro do esperado. Apenas o resultado nos deixou um pouco triste e muita gente não entendeu nada.

Um 4o. lugar, discreto e que comemoramos  apenas entre a gente, de forma tímida. A música merecia bem mais, como era a opinião do público.
Pelo menos a grana serviu para custear as despesas e sobrar um pouquinho para cada integrante.

O mais importante foi manter o nome do grupo na cidade. O público, inclusive, achou que houve armação. Um cara do Rio de Janeiro ficou em primeiro. O 2o. e 3o. lugares foram para pessoas de João Monlevade. Mesmo assim todos foram para o bar, tocamos a música de novo e  voltamos tranquilos para Alvi. Outro troféu para a galeria do VERDE TERRA.

O foco estava mudando, com  os integrantes preocupados mais em estudar, realizar outros projetos de vida e também prestar vestibular. Afinal a maioria estaria completando 18 a 19 anos nesse período, e a responsabilidade aumentava.

Abraços a todos.
Até o próximo texto, quando falarei do Festival de São Pedro dos Ferros e a entrada de outro integrante, nos vocais. Uma voz bem grave a afinada.

Bom segundo semestre a todos.
Neo Gêmini

 

Acesse www.neogemini.com.br e conheça um pouco minhas obras literárias.

Acesse: www.soundclick.com/paucomarame e ouça um pouco do rock elíptico da banda Pau com Arame.