A HISTÓRIA DO VERDE TERRA

PARTE 24

 

Neo Gêmini

 


 

FESTIVAL DE SÃO PEDRO DOS FERROS/MG  Julho 1983
Um terceiro lugar com méritos e muitos aplausos

A gostosa e aconchegante cidade, localizada na Zona da Mata Mineira (perto de Rio Casca e Raul Soares), voltou a ser visitada pelo VERDE TERRA.
Este festival serviu para confirmar a primeira impressão sobre a cidade, que tivemos no ano anterior (1982- na ocasião a estréia do integrante Cozó nos vocais); um povo acolhedor e um festival muito bem organizado, além de pessoas amigas que ficaram fãs do Grupo e de toda galera de Alvinópolis.
O festival aconteceu, como sempre, coincidindo com a Festa do Ferrense Ausente, dias 20 a 22 de Julho no cinema localizada na Praça principal da cidade. Foi exatamente uma semana antes do Festival de Alvinópolis. Também lá fazia muito frio, mas não tanto quanto o já tradicional de Alvinópolis nos festivais de Julho.

A cidade estava lotada. Várias pessoas nativas, que moram em outros lugares do país e que não deixam de prestigiar a tradicional Festa. E também muitos turistas, amigos dessas pessoas nascidas lá em São Pedro. Ficamos no mesmo Hotel do ano anterior, perto da rua Neco Soares e da praça onde foi realizado o evento. Chegamos no sábado já para a segunda eliminatória. 

Tocamos "Programação de Gente" e "Sete Quedas".

O cinema local  estava muito cheio. Fomos aplaudidos de pé. Uma apresentação apoteótica. Mas apenas "Sete Quedas" se classificou para a finalíssima do domingo.
Como sempre, curtimos a noite comemorando muito.

 

No outro dia, alguns churrascos com amigos da cidade e também de Raul Soares e Rio Casca, que estavam por lá.
Passamos a tarde toda descansando, sem muito ensaio. Afinal a música estava na mente de todos integrantes.  O objetivo era preparar o espírito para a grande final. Queríamos o 1o. lugar.
Mas nesse dia, alguns exageraram nas bebidas, principalmente no "Bravo", (conhaque, mel e limão) para preparar a garganta. Receita do nosso amigo Ricardão, quase sempre acompanhado do Gão (João Carlos) .

 

Verde Terra reunido em 2009.

Cozzó, Dico, o apresentador Sidney, Marcos, Ronaldo.

Agachados : Manoel, Carlinhos Gipão, Jovelino e Rogério.

 

Nossa apresentação foi relativamente boa na grande final. Muitos gritavam o tradicional:
"já ganhou", "já ganhou"... Isso nos fez ficar numa expectativa incrível.
No final das contas, conquistamos o terceiro lugar, que de qualquer maneira, foi muito comemorado; um belo troféu e uma grana legal em dinheiro. Pra comemorar, fizemos o tradicional carnaval pelas ruas ferrenses, com violão, barzinhos, etc. São Pedro dos Ferros ficou eternizada nos corações de todos "verdeterranos".
Muitos fãs, já nos perguntavam: quando iríamos gravar nosso primeiro disco (LP). Também isso já fazia parte de nosso projeto. Após tantas vitórias, o reconhecimento do público era uma tendência natural. Mostrar nossa boa música para várias pessoas do Brasil e do mundo.

Voltamos felizes para Alvi, na certeza que, além da vitória, fizemos um ótimo ensaio para o festival que se aproximava. Participaríamos com "Natureza Humana", "Juízo Final", Programação de Gente" e "Sete Quedas". A partir de então já estávamos concentrados e ligadíssimos no Festival da nossa terra, o que mais mexia com a gante. Queríamos reconquistar a vitória. Em 1981 ganhamos com "Massacre no Solimões" e em 1982, apenas o 5. lugar com "Emigrantes".
Dessa vez o evento seria realizado, pela primeira vez, na Praça de Esportes da Piscina, em frente à Cia. Fabril Mascarenhas.

No próximo capítulo descrevo com detalhes o que rolou num dos melhores festivais de Alvinópolis, ano  1983, num frio "inesquecível", perto do Rio do Peixe.

 

 

Abraços a todos.

Neo Gêmini

 

Acesse www.neogemini.com.br e conheça um pouco minhas obras literárias.

Acesse: www.myspace.com/bandapaucomarame e ouça um pouco do rock elíptico da banda Pau com Arame.

 

Colunas anteriores