A HISTÓRIA DO VERDE TERRA

PARTE 33

 

Neo Gêmini

 

Nesta foto, estão Marcos, Zé Augusto Silvestre e Rogério. 

Foto : Acervo  pessoal do Rogério.

 

A VOLTA TRIUNFAL DO GRUPO -XI FESTIVAL DE ALVINÓPOLIS -  Julho/ 86

 

Após o reveillon de 85, já estamos no ano do Tigre de Fogo (desde 09-Fevereiro-1986). Um bom sinal...

Muitas novidades viriam por aí...

 

Após as festas de final de ano, posteriormente férias escolares, eu continuava trabalhando no Banco Nacional em Belo Horizonte e um pouco distante de Alvinópolis. Apenas uma vez por mês aparecia lá para visitar meus pais e rever os amigos e amigas de sempre...

Na realidade, desde o Festival de Passos, ficamos cerca de 5 meses tristes, um pouco sem rumo sobre o destino do Verde Terra. Ainda bem que 1986 foi o ano da Copa do Mundo no México, que nos aliviou um pouco.

 

Em Belo Horizonte, assistíamos os jogos na República, localizada na Av. Pedro II, 533 apto 11, com muitas cervejas. Infelizmente o Brasil acabou eliminado nos pênaltis em junho pela França, e como em 1982 com um grande time não conquistou nada. No início daquele mês, o Marcos Martino escreveu uma matéria para meu documentário, fazendo, sobre a ótica dele, uma análise sobre o Grupo Verde Terra.

 

Com a autorização dele, descrevo esse material aqui.

Em seguida continuo sobre a volta do grupo, no Festival de Alvinópolis, no mês seguinte, Julho-1986.

 

Verde Terra e suas vitórias.

 

UMA ANÁLISE COERENTE DO VERDE TERRA FEITA POR SEU LÍDER

A verdadeira história da separação do grupo

 

É difícil fazer uma avaliação do que foi o Grupo VERDE TERRA, à partir de um ângulo temporal; mesmo porque me vem à cabeça uma torrente tão enorme de lembranças, que fica impossível encontrar palavras que expressem com justiça ou que sejam certas para definir o nascimento e as "peripércias" do VERDE TERRA pelos caminhos da música.

 

Poderia dizer sim, que o grupo era um verdadeiro caldeirão de emoções, onde queimavam vitalidade, alegria, criatividade e brilho: ingredientes que davam ao grupo, quando reunido,  a mágica do carisma, mágica esta, característica primordial, ostentada por aqueles destinados ao sucesso.

 

Não sei se tenho razão, mas penso que o principal motivo do sucesso e da união do VERDE TERRA era o descompromisso e o clima de festa que caracterizavam o comportamento da turma. Durante muito tempo, esta fórmula funcionou, mas o próprio amadurecimento da banda e a passagem da maioria dos componentes da fase de adolescente prá adulto, funcionou como desagregrador; começaram a aparecer os conflitos de opiniões e outras desavenças foram se agravando, até culminar na dissolução do grupo.

 

Quanto às pessoas (componentes), poderia caracterizá-las em termos de fácil assimilação, através de imagens e palavras que são lembranças eternas:

 

MANOEL a alegria (uma agitação constante);

JOVELINO ("vão muçá");

ROGÉRIO o  óculos(Malzer);

RONALDO "piu piu";

CARLINHOS JIPÃO a malandragem(no bom sentido);

RICARDÃO o macabro (rodoviária);

JOÃOZINHO Gão ("5 minutos)

DICO o surdo (o gago);

JESUS BERECO Beldman ("o conjuntinho amarelo);

ARTUR Zzzzzzzzz (o dorminhoco verde amarelo)

EU (Marcos) o líder (namorador)

COZÓ o besouro (a voz grave)

 

E ainda outros personagens que não podem ser esquecidos jamais:

Zé Carlos de Lírio("pai");Vicente (cabeça branca), Geraldo Rodoviária (D. Silvério), Irnério ("loloio"); Baiano (bucólico de Antonino); Arnaldo ("o comedor de guitarras);Beijinho e Emília (Caratinga); ieda, D.Conceição, Estrógena (Congonhas), Grupo Estrada (Valadares), Grupo Força (Congonhas),Tetega, Dimas, David, Neguinho, Ricardo de Tutuia, Teco Banda, Padre Bento, Fred Ozanam, Luís da Viola, Guido Valamiel (J. Monlevade), entre outros que fazem parte da história.

 

Poderia resumir a história do grupo em 10 fatos cronológicos:

 

1- Minhas primeiras apresentações nos festivais de Alvinópolis sem o grupo (1978 e 1979)

 

2-O dia em que ganhamos o 3o. lugar em Alvinópolis (Jul-80) e o 2. em Caratinga (Set-80) com a música "Nós os Loucos".

 

3-O dia em que vencemos o Festival de Itabira com "Nós os Loucos" (Outubro-80).

 

4-O dia em fomos homenageados pelos alunos e professores do Colégio Prof. Cândido Gomes (Out-80).

 

5-A primeira derrota em Conselheiro Lafaiete (Dezembro-80)

 

6- O dia que conquistamos o 1. lugar em João Monlevade com "Interior" (Abril-81).

 

7-Nossa primeira vitória no Festival de Alvinópolis com "Massacre no Solimões" - Julho/81

 

8-A primeira decepção no Festival de Alvinópolis - nenhum prêmio - Outubro 1982

 

9-A minha recusa em ir a Congonhas e o consequente anúncio do fim do grupo ( 20.11.83)

 

10-A continuação dos trabalhos individuais dos componentes. Uma parte do grupo ganha o 3. lugar num festival promovido pelo Alvinopolense e o jovem Marcone Pena Mascarenhas, com a música "A balança e a sentença". ( 1985) E eu volto a ganhar, um 2. lugar no Festival  de Alvinópolis -Jul-85

 

Para muitos o grupo acabou mesmo. Prá mim , só deu um tempo. É como se fossem aqueles meninos viciados em futebol; é só bater uma bola no campo e a turma já está chegando. Acho que basta alguém tomar a iniciativa e o Verde Terra estará aí outra vez, azucrinando os admiradores e invejosos, com igual carga de energia e deslumbramento.

 

De acordo com a reformulação de valores dos jovens, a sequência dos acontecimentos na vida de cada um, os relacionamentos homem/mulher, quando têm caráter de frequência e digamos "seriedade", tomam muito tempo das pessoas, e isso quase as torna inúteis socialmente.

 

Acho que, embora eu tenha sido o líder, que tomava as decisões e compunha a maioria das músicas do VERDE TERRA, nunca fui a imagem do grupo, nem nunca deixei ser o reflexo. A pessoa que mais se identifica com o VERDE TERRA é o Manoel, e talvez o grupo tenha tido nele o seu motor e sua alma.

 

Eu fui o combustível que alimentou, que deu a matéria prima para que o grupo trabalhasse....

 

Marcos José Martino Abreu Lima

Belo HOrizonte, Junho, 1986

 

Néo Gemini no Porão 71.

Foto : Gjunior - 2009.

 

 

Como o Marcos disse na sua análise, super coerente e verdadeira, parecia que ele estava prevendo a volta do VERDE TERRA para bem depressa. O Festival de 1986 foi organizado por ele, juntamente com o pessoal da Coorporação Musical "Mário França" de Alvinópolis.

 

O cartaz, foi o mais lindo de todos os festivais.

A igreja matriz, o prédio da Câmara de Vereadores, uma bela foto feita por Mauro Sérvulo Gomes, o grande fotógrafo, filho de Alvinópolis, e no cartaz ficou um visual maravilhoso. Muito elogiado pela imprensa e várias pessoas em Belo Horizonte e interior.

 

Já queríamos mesmo tocar, e como o festival iria "bombar", devido também ao excelente nível das músicas, rolou com poucos dias de antecedência o acerto para o show.

 

Intitulado "A volta do VERDE TERRA", este foi o principal acontecimento do XI Festival de Alvinópolis, naquele mês de Julho com temperaturas baixíssimas. Ainda mais que o festival foi realizado na Praça de Esportes, no bairro da Fábrica.

 

O vencedor daquele Festival foi Gil Damata e banda, com a conhecida "Festa na roça", vencedora de inúmeros festivais por esse Brasil. Eles também ganharam o melhor arranjo.

 

Lembro-me que gostei muito do 2. lugar, onde foi premiada a bela canção "Sensações", de Nilson Chaves, do Rio de Janeiro. Uma balada romântica.

 

A praça de Esportes ficou super lotada os 3 dias. Foram mais de 180 músicas inscritas de ótimo nível. Marcos me falou que foi difícil a pré seleção das canções. Os prêmios foram bem elevados, o que trouxe muito músico de qualidade pra cidade.

 

Sobre o show do VERDE TERRA, eu xeroquei muitas letras que iríamos apresentar, com desenhos feitos pelo Marcos e algumas frases sempre no rodapé de cada página. Ficou um livro com 6 folhas. O público gostou muito e relembrou as letras, o que refletiu no momento do show.

 

O grande acontecimento do retorno aconteceu no sábado, antes do anúncio das músicas classificadas.

Subimos ao palco por volta de uma hora da manhã, num frio sensacional...(perto de 10 graus).

A galera curtiu bastante e já no palco, anunciamos o sonho do primeiro disco e contávamos com o apoio deles.

Enim, o show foi um sucesso e os integrantes eram uma alegria só.

 

 

Após a alegria pela volta, o principal objetivo do grupo era a gravação de seu primeiro disco (LP).

Alguns patrocínios já estavam confirmados, como a  Prefeitura de Alvinópolis. Eu também estava fechando um apoio importante com um colega meu de faculdade, que se interessou pelo trabalho do VERDE TERRA.

 

No domingo, já descontraídos, muita festa, principalmente com o resultado do ótimo festival.

Músicos e turistas ficaram encantados com a qualidade daquele evento. Só música de alto nível.

 

Abraços a todos e boas férias, praias e diversão a todos.

Mas lembre-se: se dirigir não beba, ou vice versa

 

Felicidades

Bom Janeiro, capricorniano  e de muito trabalho a todos

 

 

Neo Gêmini

 

Acesse www.neogemini.com.br e conheça um pouco minhas obras literárias.

Acesse: www.myspace.com/bandapaucomarame e ouça um pouco do rock elíptico da banda Pau com Arame.

 

Colunas anteriores