A HISTÓRIA DO VERDE TERRA

PARTE 6

 

Néo Gemini

 

Festival de Itabira - 1980

Marcos, Carlinhos e Dico.

Foto do acervo pessoal do Carlinhos.

 

 

VI FECAPI - FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITABIRA - OUTUBRO 1980

A primeira grande vitória, com categoria e justiça.

 

Fizemos inscrições de várias músicas. Foram classificadas duas:

"Nós, os Loucos", e "Colheita".

Viajamos confiantes e também muito apreensivos, pois o festival era tradicional.

O evento foi realizado no ginásio do Valeriodoce, clube tradicional de Minas Gerais, que aliás não estava muito cheio. Além do frio, havia várias festas paralelas na cidade (Feira da paz e outros aniversários).

O nível das músicas estava bom, e a gente competindo com grupos conhecidos na região como o "Origem da Terra" (vencedor do Festival em Alvinópolis em Julho/80, com "São Francisco de Minas) e outros de qualidade.

Tocamos na 2a. eliminatória, na sexta.. Para surpresa nossa, no corpo de jurados, 3 jornalistas/músicos que estavam no Festival de Alvinópolis, em Julho, entre eles a Vilma e o Luís da Viola.

Apenas "Nós, os Loucos", classificou para a final, que seria no dia seguinte, sábado.

Era início de Outubro, 3, 4 5 do mês.

Ficamos meio apreensivos, pois eram 10 músicas na final. Mas sabíamos da força da música "Nós, os Loucos".

 

No sábado após a apresentação, ficamos mais à vontade, tomando umas e outras, apenas paquerando as poucas "gatas"  presentes no ginásio do Valério.

O resultado nos alegrou bastante: conquistamos o 1o. lugar, com "Nós, os Loucos".

Um grande e belo troféu.

 

Marcos, com Carlinhos ao fundo,  recebe o

Troféu de 1º Lugar do Festival de Itabira - 1980

Foto do acervo pessoal de Carlinhos.

 

Uma boa grana, 35 mil cruzeiros e fizemos uma grande festa no ginásio e posteriormente nas ruas, até a pensão "Zazau", onde estávamos hospedados.

O prêmio nos ajudou muito; através do jurado Fred Ozanam, superintendente da Rádio Inconfidência (a Brasileiríssima), tivemos a oportunidade de agendar a gravação da música vencedora lá no estúdio da rádio, em B.Horizonte, no bairro de Lourdes.

Na realidade o resultado em Itabira foi uma inversão de vitórias: ou seja, em Alvinópolis (julho), o pessoal de Itabira ganhou o 1o. lugar e nós fomos lá e demos o troco.

Tiramos muitas fotos com o troféu.

 

Inclusive o jornal "O Cometa Itabirano", destacou bastante o evento, com a letra da música, comentários e muitos elogios ao VERDE TERRA.

 

Alguns fatos interessantes aconteceram neste evento. Um amigo nosso que foi com a gente assistir, acabou tocando junto.

Outro registro: ficamos alojados numa pensão daquelas com preços bem "módicos e acessíveis" e aconteceram coisas engraçadas. Uma delas foi comigo; fui dormir no chão, dando uma de satisfeito com tudo e acabei ficando com uma dor nas costas nos dez dias seguintes.

Outro fato: O pessoal do grupo ficou encucado comigo pois acabei dando uns beijos numa mulher  bem mais velha que eu; ela devia ter uns 35 anos e eu 16. Como diz aquela música do Ritchie ;"A vida tem dessas coisas"...

Neste festival não tínhamos um point definido, pois a cidade tem muitos morros e é tudo longe. Inclusive onde estava localizado o ginásio, do local onde ficamos hospedados. 

 

A chegada em Alvinópolis foi ótima. Bem cedinho, já estávamos na rua.

A maioria do pessoal do grupo estava cansado e foi dormir, mas eu  o Dico e o Carlinhos fomos comemorar com o povo, ou seja, acordar a cidade. Pelas ruas, saímos fazendo uma bagunça: soltando foguetes e cantando a música "Nós, os Loucos". O Carlinhos no tarol, o Dico no surdo e eu com o troféu na mão. Isso era por volta das 6;30 de um domingo, véspera da festa da Padroeira de Alvinópolis (N. Sra. do Rosário).

Foi legal. Depois, prá variar, formos para o Nick's, e  carnaval continuou, como sempre.

 

No final de Outubro, alugamos uma kombi, dirigida pelo saudoso Irnério, e fomos gravar a música, na rádio Inconfidência FM.

O estúdio da rádio era muito pequeno e alguns ficaram de fora, pois realmente não cabia o grupo todo. Voltamos felizes para Alvinópolis, na expectativa de ouvirmos na cidade.

Avisamos várias pessoas sobre o fato.

Uma semana depois, quando a música foi tocada nos dirigimos ao campo de aviação de Alvinópolis. Foi muito emocionante quando por volta das 18 horas, a famosa locutora Wilma Bianchi começou a apresentação : "Com 16 anos, Marcos Martino é um vencedor de festivais. Juntamente com o Grupo Verde Terra ele vem se destacando em eventos no interior de Minas.."

Foi muita emoção: somente lá no campo de aviação podia se ouvir com qualidade.

Eu ainda possuo essa gravação em fita cassete, guardada com muito carinho, assim como outras fitas que fazíamos inscrições em festivais.

 

A partir de então, já com duas vitórias em outras cidades, o VERDE TERRA, passou a ter um certo prestígio e respeito na cidade natal. Fomos agraciados, inclusive, com um troféu homenagem dos colegas do Colégio Estadual "Cândido Gomes", como reconhecimento aos êxitos alcançados, sempre divulgando a cultura de Alvinópolis.

Nesse dia de Outubro, tocamos no pátio externo do colégio numa festa comemorativa dos 30 anos de existência da escola. Foi maravilhoso e inesquecível.

 

No próximo capítulo contarei sobre o 1o. FUNCAP , em Governador Valadares, a terra das bicicletas e do vôo livre.

 

Saudações a todos conterrâneos, familiares e amigos de Alvinópolis.

Neo Gêmini

Acesse www.neogemini.com.br e conheça um pouco minhas obras literárias.

Acesse: www.soundclick.com/paucomarame e ouça um pouco do rock elíptico da banda Pau com Arame.