Música

 

Túnel do tempo

 

A história da banda Os Morcegos - Parte 1

 

 

José Silvério de Carvalho

 

 

 

Em abril de 1966, a música fervia nas veias da juventude alvinopolense. No mundo os Beatles eram sucesso. Aqui no Brasil, Renato e seus Blue Caps, Os Incríveis, The Fevers, The Jordans, Roberto e Erasmo, dentre vários outros artistas, influenciavam a todos os jovens.

 

Como Alvinópolis sempre teve tradição musical forte, os jovens sonhavam em ter seu próprio conjunto musical. Conosco não era diferente.

Já naquela época, a Orquestra Líderes do Ritmo fazia sucesso nos bailes da região e servia de referência aos mais jovens como nós.

 

Motivados com toda aquela geração,  nos reunimos,  eu(Vidrilho), Humberto Drumond, Léte, Paulo César Rodrigues, Franklin Barcelos, Tão de Ruão, e Zé Carlos Barros para ser o animador da banda.

 

Naquele tempo, as coisas eram muito difíceis, e para que o nosso sonho tivesse sequência, precisávamos de apoio dos que já estavam nesse caminho.

Primeiramente conseguimos o apoio de Júlio Papa, que inclusive nos emprestou a bateria e uma guitarra da Orquestra Líderes do Ritmo.

Também contamos com a preciosa colaboração de Padre Olau, que nos ajudou a comprar todos os instrumentos para montar a Banda.

 

A origem do nome "Os morcegos".

 

 

Após toda a batalha para providenciar os instrumentos, conseguimos o Cine Providência para os ensaios, que ficava localizado na Rua de Cima, subindo a rua Santo Antônio, entre a loja do Chiquito e a Praça da Matriz.

 

Começamos então a ensaiar exaustivamente para que a banda pegasse conjunto, como uma equipe mesmo, com todos entendendo o que precisavam fazer para que o resultado fosse bacana.

 

Após um desses ensaios, lá pelas 23 horas, muito cansados, sentamos no chão do palco e começamos a conversar, procurando um nome para a Banda.

Várias sugestões foram saindo, mas não havia consenso sobre o nome ideal. De repente, avistei um enorme Morcego, que saiu da cabine de projeção do cinema e veio voando em nossa direção. Um vôo  rasante, para logo em seguida, sair pela janela lateral.

Mais que depressa, soltei um grito :

- Está aí o nome da Banda, "Os Morcegos"!!!

 

Prontamente fui apoiado por todos, commuitos aplausos, euforia e lágrimas.

Estava surgindo em Alvinópolis, a banda que marcaria época na história da cidade.

 

 

O primeiro show

 

Como primeiro desafio, " Os Morcegos" foram contratados pela Rádio Cultura de Joâo Monlevade, para um Show no Cine São Geraldo em Carneirinhos , juntamente com a Banda de São Paulo, "Os Brasas", que era um conjunto profissional.

Ficamos todos muito apreensivos, com aquele frio na barriga e partimos para mais ensaios, nos preparando para aquele que seria o nosso grande passo para afirmação do grupo.

 

Na viagem para João Monlevade, Jadir de Zito, que nos levava em sua Caravan, atropelou e matou uma Coruja. Imediatamente paramos o carro, apanhamos a distinta e Paulo César em uma espécie de homenagem póstuma,  a amarrou na frente da bateria durante o Show, fazendo grande sucesso.

 

Chegamos em Monlevade e um grande público superlotou as dependências do Cine São Geraldo. Ao término do Show nos assustamos com objetos atirados no palco, que naverdade eram balas e chocolate, que choveram em cima da gente, numa forma de carinho do grande público presente, que nos aplaudiu de pé.

A Banda que tocou conosco, "Os Brasas", veio conversar conosco, elogiando bastante o nosso desempenho.

 

 

 

No ano seguinte, fomos convidados de novo pela Radio Cultura de João Monlevade, para um Festival de Bandas de Rock da região, com 12 bandas participando do evento.

Com muita determinação, muitas horas de ensaios, grande motivação, "Os Morcegos" brilharam de novo e conquistaram o Primeiro Lugar, levando para a nossa cidade um lindo troféu.  

 

A partir daí começou a explosão dos Morcegos, com várias propostas para bailes, shows, formaturas, com reconhecimento em toda a região.

 

A nossa agenda foi ficando recheada de eventos, com apresentações nas cidades de João Monlevade, Ipatinga, Nova Era, São Domingos do Prata, Barão de Cocais, Mariana, Ouro Preto, Rio Casca, Ponte Nova, Capim Branco, Santa Bárbara, Itabira, Antônio Dias, Coimbra e outras.

Assim foi fundada a primeira turma de "Os Morcegos".

 

Um abraço a todos os Alvinopolenses.

 

Contato : josesilverio.carvalho@gmail.com

José Silvério de Carvalho (Vidrilho).

 

 

Colunas anteriores