Preservação do meio ambiente em Alvinópolis

 

Só existe qualidade de vida onde exista equilibrio.

Equilibrio no meio ambiente siginifca saber manter os recursos necessários para a existência de todos seres vivos.

Desde o surgimento da vida no Planeta Terra todas espécies animais seguem a risca a regra acima, porém o ser humano tornou-se capaz de destruir seu próprio habitat natural.

Somente agora a humanidade está colocando em discussão a necessidade de se proteger os recursos naturais, e ainda não sabemos quando estaremos vivendo realmente em equilibrio com a natureza, se é que realmente vamos aprender com todos nossos erros.

Enquanto metas são estabelecidas por organismos internacionais, os pequenos municípios brasileiros, como Alvinópolis, devem começar a fazer o dever de casa, iniciando projetos de conscientização e preservação da natureza.

Ainda não existe no município um cadastro de todas as nascentes, nem um acompanhamento por parte de funcionários municipais para saber quais estão sendo preservadas e mantidas. Além disto o Conselho Municipal do Meio Ambiente ainda não tem estrutura suficiente para realizar campanhas de conscientização, deixando milhares de agricultores desinformados em relação às leis ambientais, ficando sujeito a multas com a constante fiscalização da Polícia Ambiental.

Diversas cidades da redondeza estão à nossa frente, seja no correto gerenciamento do lixo urbano e demais resíduos sólidos,  na implantação de sistemas de tratamento de esgoto, conscientização ambiental dos jovens e dos agricultores, e na recuperação de áreas de proteção permanente.



Nosso papel é cobrar de nossas autoridades que busquem estas melhorias para sanar nossos problemas ambientais, e quem sabe no futuro, possamos dar aos nossos descendentes uma cidade em equilíbrio com a natureza, colaborando assim com a existência da vida no Planeta Terra.

Saravá

Sérgio Augusto

serginhods@yahoo.com.br