Os reis Ester e Rashid.

 

Major Ezequiel, distrito de Alvinópolis, estará em festa nos dias 22 a 27 de abril, quando cerca de 2,5 mil pessoas, entre congadeiros, convidados e visitantes, estarão participando das celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.

O evento contará com ampla programação e, um dos pontos altos, será a transferência de reinado do casal Ester Sanches Naek e o empresário Rashid Hamid Naek para Gilberto da Conceição Bicalho (Vieiras) e Geralda Venâncio Cota.

 A programação começa no dia 22 de abril com missa, às 19 horas, seguida de procissão com a imagem de Santa Efigênia para a residência de Maria Alvim e a imagem de São Benedito para a casa de Ênio de Assis. No dia 23, haverá missa, também às 19 horas, com a participação do Coral Sagrado Coração de Jesus. No dia 24, a partir das 19 horas, missa com a participação dos congadeiros. No dia seguinte, no mesmo horário, missa e participação do Coral Sagrado Coração de Jesus. No sábado, às 12 horas, haverá acordes de sinos e queima de fogos em saudação à Virgem Maria com o título de Senhora do Rosário. Às 18 horas, chegada da Folia de Reis de Padre Pinto. Depois, procissão com as imagens de Santa Efigênia e São Benedito.

A Bandeira sairá da residência de Natália Sá e Vadinho. Após, missa e levantamento da Bandeira, com queima de fogos.

Haverá apresentações da Folia de Reis no adro da Matriz Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Rosário, com participação dos congadeiros e da Folia de Reis de Padre Pinto. O show com a Banda Mandruvá & Samba de Raízes, de Belo Horizonte, está previsto para as 22 horas.

O último dia da festa começa às 8 horas, com chegada das guardas de marujos, congadeiros, Banda Congo e Família Alcântara Coral, de João Monlevade, entre outros, na Escola Estadual “Desembargador Barcelos Corrêa”.

Às 10 horas haverá visita à Capela Nossa Senhora do Rosário e, às 14 horas, missa conga presidida pelo padre Marcos. Em seguida, posse dos reis de 2015, Gilberto e Geralda. Após, procissão percorrendo as ruas Santo Antônio, Olindo José Martins, Coronel Câncio e São José, e retorno com as imagens para a Capela do Rosário.

São esperados cerca de 40 grupos de congados de dezenas de cidades da região e até de Belo Horizonte, Pará de Minas, Ouro Preto e Outro Branco. Deverá ser uma das maiores participações de congados na história de Major Ezequiel.

Ester e o marido Rashid já haviam sido reis na Festa de Nossa Senhora do Rosário na sede de Alvinópolis,  anos atrás. Ela também já foi homenageada diversas vezes pelos seus pelos relevantes serviços sociais prestados a Alvinópolis e outras cidades, inclusive em outros estados e até fora do País. Agora, o casal aproveita a oportunidade para agradecer, antecipadamente, aos prefeitos por oferecerem o transporte para que os grupos congadeiros possam participar da festa, aos organizadores, aos padres Marcos e Geraldo Reis, e ainda aos comerciantes e populares que contribuírem com o evento.