Carnaval de Alvinópolis de todos os tempos

 

José Silvério de Carvalho
 

Anos 30 - Bloco de Carnaval

Foto do acervo do Mauro Sérvulo


 

Neste período pré-carnavalesco, vou contar um pouco da história dos Grandes Carnavais de Alvinópolis desde a década de 30. Essa festa sempre foi tradicional na cidade, com grande eventos e pessoas que proporcionaram grandes emoções a todos os alvinopolenses.

Um talento natural para imaginar as coisas e colocar em prática na festa mais alegre do calendário nacional.

O Carnaval de hoje está nesse patamar, valorizado e reconhecido na região, devido às fortes raízes festeiras, com um histórico de grandes eventos já realizados.

 

 

Anos 30.


No ano de 1930,  meu Tio Toni Carvalho, irmão da minha avó, era um artista e construiu uma locomotiva de madeira, uma verdadeira obra de arte, que foi puxada por um pequeno Trator da Cia. Fabril Mascarenhas, lotada de  casais de foliões em um grandioso desfile pelas ruas da cidade, arrancando aplausos por onde passava.

 

Anos 30 - Locomotiva de madeira.

Foto do acervo do Mauro Sérvulo

 

 

Anos 30 - Bloco fantasiado.

Foto do acervo do Mauro Sérvulo

 

Anos 30 - Bloco fantasiado.

Foto do acervo do Mauro Sérvulo

 

Anos 50

 

No ano de 1957 o Industrial Sport Club realizou um grande desfile com carros alegóricos que obteve grande sucesso.  Em cima do carro alegórico, a Rainha do ISC, coroada para o Carnaval. Embaixo os foliões seguram a bandeira do Clube.

 

Bloco do Industrial Sport Club, em 1957.

Em destaque a saudosa Mariana Megri. Ao lado direito da foto, de chapéu, está o pequeno grande folião Adairinho.

Foto do acervo do Mauro Sérvulo

 

No  ano de 1958, o governo Russo lançou em órbita o famoso foguete espacial de nome "SPUTNIK", cujo objetivo era entender como chegar à Lua, fato este que só veio a acontecer mais tarde. No Brasil, esta notícia gerou uma famosa  marchinha de Carnaval.

Em Alvinópolis, os carnavalescos do  AFC, liderados por  André Perez, Carlos Kuchembeker, Tuôla e Viví de Landulfo, construíram um enorme foguete, o 'SPUTNIK', que fez grande sucesso, além de outros carros alegóricos.

 

O Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra.

Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957.

 

O  caminhão de Dico Gama, levava o Grande Foguete Espacial.  

Fazia paradas estratégicas durante o desfile e a equipe de Cientistas abria a cúpula do Foguete. Imediatamente era lançada uma saraivada de fogos coloridos à uma altura de 100 metros, para delírio da grande massa humana, que acompanhava o desfile.

 

Anos 60

 

Nos desfiles do Alvinopolense,nos anos 50 e 60, outro grande sucesso carnavalesco era "Zé Carvalho" e a sua famosa Mulinha. Esta "Mulinha" era feita de um balaio, coberta com tecido estampado e se posicionava à frente do Bloco do  "A F C ".  

Na chegada do Bloco no Gaspar, na terça-feira de Carnaval, após desfile por toda a cidade, "Zé Carvalho" dava um "Show" com a sua "Mulinha", para o delírio do grande publico, com intenso foguetório e muitos aplausos.

 

Mulinha de carnaval, ao estilo Zé Carvalho.

 

No ano de 1960, o "Industrial"  proporcionou um dos mais belos desfiles de carros alegóricos, com apoio da Cia. Fabril.  

"Zé da Fabrica de Manteiga"  foi responsável pela construção de dois carros alegóricos de rara beleza. Neste ano a marcha de Carnaval que fez grande sucesso, foi "Me  Dá Um Dinheiro Aí", de Moacir Franco.

 

Prata de 1 cruzeiro - 1957.

 

Inspirado nesta marcha , O "Zé" construiu uma moeda de " 1 Cruzeiro", dinheiro da época, na cor dourada. Ela media uns 3 metros de diâmetro, se tornando um sucesso absoluto.
O  segundo carro, também construído pelo Zé, foi um gigantesco rinocerante, de nome Cacareco, na época uma crítica aos candidatos a vereador de São Paulo. Como destaque deste carro, a bela morena Rita Rodrigues, fantasiada de índia, foi muita aplaudida, neste maravilhoso desfile.

 

Foto original do rinocerante Cacareco.

Informação:

O rinoceronte-negro chamado erroneamente de “Cacareco”, uma fêmea de 900 quilos, embarcou rumo à cidade de São Paulo no dia 13/02/1958, emprestado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para a inauguração do Jardim Zoológico paulistano, ocorrida em 16/03/1958... Nas eleições municipais de 1959, o jornalista Itaboraí Martins, do Estadão, aproveitou a fama do animal e lançou a candidatura: “Cacareco para Vereador”. Insatisfeito com o nível dos outros candidatos, o eleitorado paulistano aderiu à ideia e rabiscou o nome do rinoceronte nas cédulas eleitorais. Vários mesários decidiram contá-las. As estimativas indicam que “Cacareco” foi eleito com 100.000 votos. A incômoda popularidade fez com que as autoridades paulistanas mandassem o animal de volta para o Rio de Janeiro. Então, “às pressas” e “por forças ocultas” ela seguiu para o Zoo carioca no dia 01/10/1959, por causa das eleições do domingo seguinte, no dia 04/10/1959...

Fonte : Wikipedia

 


No ano de 1966,  ano do Cinquentenário do Alvinopolense Futebol Clube, para o desfile de carnaval o clube proporcionou ao povo de Alvinópolis, um monumental desfile, com cerca de 10 carros alegóricos, cuidadosamente preparados, belas fantasias e um grande número de foliões desfilando nos carros.
 

1966 - Cinquentenário do AFC.

A rainha do clubesaúda o povo de Alvinópolis e os foliões.

Foto : Mauro Sérvulo

 

 

Anos 80

Surge em Alvinópolis um Bloco Carnavalesco que incendiou o Carnaval da nossa terra.

Seu nome era BAG, Bloco dos Animadores do Gaspar, tendo à frente Juninho e Zé Flávio de Chico Sá, João de Olguinha, Maurilio, Bereco, Ademir, Dico de Caetanin, Nivinho, Maurício de Zezé Juquinha, Joãozinho e os filhos do Paulo Almeida, que criavam bonecos gigantes de papel machê, que faziam a festa do carnaval, em ótimos tempos do carnaval alvinopolense. O Bloco saía por volta das 14 horas da Rua Nova passava pela Av. Antônio Carlos, Hospital , pegava a Rua Fonseca com uma parada rápida no famoso "Bar Ninho da Aguia" e em seguida rumava para a "Baixada S.Sebastião", promovendo um verdadeiro
arrastão de milhares de foliões.

 

Este bloco e outros mais já foram retratados neste site.

Veja mais clicando nos links abaixo.

 

Texto do Bloco do Bag - Por José Silvério

Bloco do Saco Sujo - Por Luiza Motta

 

Um abraço a todos os alvinopolenses e um excelente carnaval.
 

 

José Silvério de Carvalho (Vidrilho).

Contato : josesilverio.carvalho@gmail.com

 

 

Colunas anteriores